Olimpíadas

Próximo ciclo
Notícia

Sogipa lança projeto olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028

Clube gaúcho tem como meta duas medalhas na Olimpíada dos Estados Unidos

João Praetzel

Esportes

Enviar emailVer perfil

A Sogipa lançou nesta quinta-feira (28) o projeto olímpico para os Jogos de Los Angeles, em 2028. Conforme o clube gaúcho, a meta para a próxima Olimpíada é de classificar para os Estados Unidos seis atletas, de pelo menos duas modalidades, e conquistar duas medalhas olímpicas. 

Para isso, a Sogipa pretende captar por leis de incentivo federais e estaduais, além de patrocínios, R$ 4,4 milhões, contemplando quatro modalidades praticadas no clube — atletismo, ginástica artística, judô e o tênis de mesa.

— Hoje, o evento é para homenagear os atletas e fechar o ciclo de 2024, mas também para marcar o início dos Jogos de 2028. Já passei para os nossos treinadores, temos que dobrar a meta e vamos. Sei que vão se assustar — disse Adílio Schneider Finger, presidente da instituição.

Conforme levantamento do clube, somente em 2024, a Sogipa conquistou na temporada (entre janeiro e outubro), 445 medalhas, destacando a importância do investimento no esporte. No último ciclo, captou R$ 11 milhões entre 2021 e os Jogos de Paris.

O evento contou com a presença de atletas que participaram das Olimpíadas, como Almir Júnior (salto triplo), Rafael Macedo, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin e Leonardo Gonçalves (todos do judô) e também de apostas do clube gaúcho para o futuro, caso de Victória Strassburger, do tênis de mesa. Mayra Aguiar, três vezes medalha de bronze nos Jogos, foi uma das ausências. 

A Sogipa já acumula sete medalhas na história das Olimpíadas, todas com o judô — Tiago Camilo (2008), Mayra Aguiar (2012, 2016 e 2021), Daniel Cargnin (2021), Felipe Kitadai (2012) e a por equipes em 2024 (Rafael Macedo, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin e Leonardo Gonçalves fizeram parte).

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00