Atleta do Grêmio Náutico União, Matheus Melecchi tornou-se campeão júnior da Copa do Mundo de águas abertas. Melecchi terminou a etapa da Arábia Saudita na 12ª posição, com um tempo de 1min50s48, resultado que o garantiu o título na temporada.
O nadador do União foi o único da categoria a nadar em todas as cinco etapas que compuseram a temporada. Ele terminou com 3250 pontos. Além do atleta gaúcho, o Brasil ainda fez dobradinha no masculino. Leonardo Brandt ficou na segunda colocação.
— Foi uma prova muito dura, como todas as Copas do Mundo são. Sabia que essa era essencial para mim, para o ranking júnior de 2024. E essa prova eu tinha certeza que eu tinha tudo para fazer uma boa colocação para o ranking júnior e pegar esse título. Cabeça focada o tempo todo. Sempre achando que não dá mais, mas a gente sempre sabe que dá mais. Sempre tem uma força a mais, sempre um gás a mais. Muito feliz com o resultado. E 2025 promete — disse Melecchi, em contato com Zero Hora.
Matheus termina o circuito adulto na 12ª posição, a 16 pontos de estar entre os 10 melhores nadadores entre todas as idades. No feminino, Lizian Sobral conquistou o título geral com 2000 pontos ao longo das etapas da Copa do Mundo.