A brasileira Ana Marcela Cunha voltou a brilhar ao conquistar o título da temporada da Copa do Mundo de águas abertas nesta sexta (22). A quinta e última etapa da competição foi disputada em Neom, na Arábia Saudita, e ela garantiu o primeiro lugar ao chegar na sétima colocação nesta etapa, se tornando heptacampeã.
Além da temporada atual, a baiana já tinha vencido o circuito nos anos de 2010, 2012, 2014, 2018, 2021 e 2022. Em Neom, ela chegou a esta fase decisiva na liderança. Contabilizando todas as cinco fases da competição, a campeã somou 2.750 pontos.
Na campanha que culminou no título, Ana Marcela obteve mais 400 pontos na prova de 10 km, suficientes para garantir o lugar mais alto do pódio. A vencedora da etapa foi a australiana Moesha Johnson, seguida pela alemã Lea Boy. Ginevra Taddeucci, da Itália, ficou na terceira colocação.
Na prova desta sexta, Ana Marcela ficou no primeiro pelotão e chegou ao terceiro lugar. Sem manter o ritmo, foi perdendo posições, mas assegurou a sétima colocação que rendeu o título.
Rival direta na luta pelo troféu, a alemã Lea Boy terminou a prova desta sexta em segundo. Na classificação geral, a adversária somou 2.648 pontos e só aparece atrás da campeã Ana Marcela.
O dia foi de boas notícias também para a nova geração brasileira. Na categoria Junior, Lizian Sobral conquistou o título geral com 2000 pontos ao longo das etapas da Copa do Mundo.
No masculino, Matheus Melecchi, atleta do Grêmio Náutico União, conquistou o troféu inédito para o Brasil com 3250 pontos. Leonardo Macedo completou a festa ao terminar em segundo, com 1800 pontos.