A quinta-feira (5) será de muitas disputas para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris. O país estará representado nas modalidades de ciclismo, natação, atletismo, judô, esgrima em cadeira de rodas, levantamento de peso, goalball, vôlei sentado e futebol de cegos, onde faz clássico com a Argentina pela semifinal.
Mais uma vez, o destaque fica por conta de Maria Carolina Santiago. A nadadora do Grêmio Náutico União já conquistou cinco de medalhas em Paris (três ouros e duas pratas). Seu último pódio veio no 100m peito, quando terminou em segundo e ficou com a prata.
A primeira medalha desta quinta-feira (5) veio no goalball. A equipe do Brasil superou a China por 5 a 3 no masculino e garantiu a medalha de bronze.
No primeiro dia do judô, os brasileiros já conquistaram medalha. Rosicleide Andrade venceu a argentina Rocio Ledesma e ficou com o bronze na categoria até 48kg na categoria J1, para atletas cegos.
A natação garantiu mais duas medalhas para o Brasil. Nos 100m livre, classe S6, Talisson Glock ficou com a prata com o tempo de 1min05s27. Foi a mesma colocação de Cecília Araújo nos 50m livre, classe S8, que terminou a prova em 30s31.
O Brasil já acumula 62 medalhas nas Paralimpíadas de Paris: 15 de ouro, 18 de prata e 29 de bronze.
Confira os resultados dos brasileiros nesta quarta-feira
Goalball
A equipe do Brasil superou a China no masculino. A vitória por 5 a 3 garantiu a medalha de bronze para os brasileiros. A partida foi a reedição da final dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, quando o Brasil também venceu.
Foi o quarto pódio seguido ao conjunto em Jogos Paralímpicos — ouro em Tóquio 2020, bronze na Rio 2016 e prata em Londres 2012.
No feminino, o troco das chinesas. A equipe asiática ficou com a medalha de bronze depois de derrotar as brasileiras pelo placar de 6 a 0. O Brasil fecha a competição na quarta posição.
Natação
A primeira medalha da natação desta quinta-feira foi de Talisson Glock. Ele ficou com a prata nos 100m livre da classe S6 (limitação físico-motora). O brasileiro ficou atrás apenas de Antonio Fantin (Itália), que anotou 1min03s12, novo recorde paralímpico).
Daniel Xavier Mendes, outro atleta na prova, ficou com a sexta posição. Outro brasileiro envolvido na disputa, o paulista Gabriel Melone não se classificou para a final.
Maior medalhista de ouro brasileira, Carol Santiago disputou sua sexta — e última — final nos Jogos Paralímpicos de Paris. Ela conquistou a prata nos 100m peito da classe SB12 (baixa visão), com o tempo de 1min15seg62.
A paulista Raquel Viel disputou a classificação e não conseguiu avançar. Ela fez o tempo de 1min33s10 e ficou fora da decisão.
Cecília Araújo conquistou a prata nos 50m livres, com a marca de 30s31. O ouro ficou com a britânica Alice Tai, que terminou a prova em 29s91.
Outra brasileira na disputa, Vitória Ribeiro fez 33s51 e não conseguiu avançar para a final.
O paulista Samuel Oliveira avançou à final dos 50m livre da classe S5 (limitação físico-motora). Ele completou a distância em 33s59. Na decisão por medalhas, foi quinto.
Lucas Mozela nadou os 200m medley da classe S9 (limitações físico-motoras) em 2min25s01, o décimo tempo das eliminatórias, e está fora da decisão.
O revezamento 4×50 medley (20 pontos) do Brasil não chegou ao pódio. Na final, a equipe composta por Samuel Oliveira, Roberto Rodriguez, Mayara Petzold e Lidia da Cruz terminou em quarto, com 2min37seg91.
Judô
Em sua primeira Paralimpíada, Rosicleide Andrade ficou com a medalha de bronze na categoria até 48kg da classe J1. Ela venceu Rocio Ledesma, da Argentina, por ippon.
Ela chegou a disputa da medalha após vencer na estreia contra uma atleta da Mongólia e perder para a ucraniana Nataliya Nikolaychyk.
Brigando pelo bronze, Elielton Oliveira foi derrotado pelo indiano Kapil Parmar na disputa da categoria até 60kg da classe J1, deixando a Paralimpíada sem medalha.
Antes, perdeu para o argelino Abdelkader Bouamer nas quartas de final da categoria até 60kg da classe J1. Na repescagem, o brasileiro derrotou o tailandês Vitoon Kongsuk e venceu Miguel Vieira, de Portugal.
Thiego Marques foi derrotado pelo argelino Ishak Ouldkouider na disputa de bronze da categoria até 60kg da classe J2. O brasileiro levou um ippon e acabou na quarta colocação da disputa.
Nas primeiras fases, perdeu para o sul-coreano Lee Minjae e depois venceu Luis Gavilan Lorenzo, da Espanha.
Estreante em Jogos Paralímpicos, Larissa Oliveira derrotou a espanhola Maria Manzanero Ruiz pelas oitavas de final da categoria até 57kg da classe J1. A brasileira venceu a luta por ippon.
Na segunda luta, foi derrotada pela canadense Priscilla Gagne pelas quartas de final da categoria até 57kg da classe J1. Na repescagem, perdeu para a uzbeque Uljon Amrieva e deu adeus à competição.
Atletismo
Nas semifinais dos 200m T11 (deficientes visuais), três brasileiras disputaram a vaga na final, mas apenas uma avançou. Jerusa Geber, Lorena Spoladore e Thalita Simplício disputaram a prova, mas somente Jerusa conseguiu se colocar na decisão por medalhas. Ouro nos 100m, ela passou com o tempo de 25s.
Marivana Oliveira ficou com a oitava posição na final do arremesso de peso (F35). A brasileira arremessou para 7m94cm.
Atual campeão paralímpico, Alessandro Silva não conseguiu repetir o desempenho de Tóquio, há três anos, e ficou apenas na quinta posição no lançamento de disco (F11). Ele lançou para 38m84cm.
Jessica Giacomelli não conseguiu a classificação para a final dos 400m (T54). Ela terminou na quinta colocação em sua bateria.
Julyana Cristina da Silva ficou com a sexta posição na final do arremesso de peso (F57). Ela arremessou para 9m61cm.
Nos 400m (T13), Rayane Soares conquistou a classificação à final. Ela terminou a prova com 56s44, o segundo melhor tempo entre todas as competidoras. A final será no sábado (7).
Esgrima em cadeira de rodas
Jovane Guissone, Kevin Damasceno e Lenílson de Oliveira perderam para a Grã-Bretanha e foram eliminados da disputa por equipes do florete. Antes, a equipe brasileira havia vencido os Estados Unidos na primeira rodada.
Carminha Oliveira, Mônica Santos e Rayssa Veras perderam para a França no florete por equipes logo nas oitavas de final.
Ciclismo estrada
Jady Malavazzi e Mariana Garcia brigaram por medalhas no percurso na classe H1-4. A primeira ficou com o sexto lugar a 4min48s da medalhista de ouro. Já Mariana foi a 14ª.
Ulisses Freitas acabou na sétima posição no percurso, na classe H4.
Halterofilismo
Maria Rizonaide ficou na sexta posição na categoria até 50kg. Ela conseguiu levantar 102kg, 22kg a menos que a medalhista de ouro.
Vôlei sentado
Na disputa da semifinal, o Brasil perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 1. Com isso, resta ao time brasileiro a disputa pelo bronze. O adversário será definido ainda hoje, quando China e Canadá disputam a outra semi.
Futebol de cegos
Após o empate em 0 a 0 com a Argentina, o Brasil foi eliminado nos pênaltis. Os adversários avançaram com a vitória por 4 a 3 nas penalidades máximas.