O Brasil é prata no futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris. Na final, a Seleção Brasileira acabou perdendo para os Estados Unidos por 1 a 0, com gol de Swanson, no Parque dos Príncipes.
Zero Hora detalha quem são as 22 atletas que participaram da campanha. Confira abaixo.
GOLEIRAS
Lorena
Após ficar fora da Copa do Mundo por conta de uma lesão de ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo, Lorena retomou a posição nos últimos amistosos da Seleção e foi a titular durante os Jogos Olímpicos. No Grêmio desde 2019, começou a ser convocada em 2022 e foi titular na Copa América daquele ano. Sem sofrer gols, foi eleita a melhor goleira da competição.
- Nome completo: Lorena da Silva Leite
- Data de nascimento: 6/5/1997
- Time atual: Grêmio
- Cidade natal: Ituverava-SP
Luciana
Mais experiente entre as goleiras, Luciana foi para as Olimpíadas como suplente, e não chegou a ser utilizada. Em 2015, disputou a Copa do Mundo e os Jogos Pan-Americanos. Além disso, também acumula duas participações na Copa América: 2014 e 2022. Na Ferroviária desde 2016, possui títulos de Brasileirão, Paulistão e Libertadores pela equipe paulista.
- Nome completo: Luciana Maria Dionizio
- Data de nascimento: 24/7/1987
- Clube atual: Ferroviária
- Cidade natal: Belo Horizonte-MG
Tainá
Entre as goleiras, é a que menos tem experiência pela Seleção Brasileira. Reserva de Lorena, nem chegou a ser utilizada em Paris. Foi convocada pela primeira vez por Arthur Elias, que já havia trabalhado com ela no Corinthians. Após sete temporadas defendendo as Brabas, a defensora transferiu-se para o América-MG em 2024. Na carreira, uma lista de títulos conquistados pelo clube paulista: Libertadores, Brasileirão, Supercopa e Paulista.
- Nome completo: Tainá Suelen Borges de Oliveira
- Data de nascimento: 1/5/1995
- Clube atual: América-MG
- Cidade natal: São Paulo-SP
DEFENSORAS
Antonia
Zagueira de origem, foi uma das figuras principais no título da Copa América Feminina de 2022 atuando na lateral direita. A partir de então, virou peça de confiança para a função, e afirmou-se como titular incontestável. Em Paris, sofreu uma fratura na fíbula da perna esquerda depois de um trauma e ficou de fora dos mata-matas.
- Nome completo: Antonia Ronnycleide da Costa Silva
- Data de nascimento: 26/4/1994
- Time atual: Levante UD (ESP)
- Cidade natal: Pau dos Ferros-RN
Lauren
A mais nova entre as zagueiras consolidou a carreira na base do São Paulo. Em 2020, chegou ao profissional e foi eleita uma das melhores defensoras do Paulistão. No ano seguinte, teve a primeira chance com a camisa da Seleção, em amistoso contra a Argentina. E, em 2022, participou da campanha histórica da base brasileira, com o terceiro lugar no Mundial sub-20. Foi convocada para Paris como suplente, mas Arthur Elias teve de recorrer à ela com as lesões de Rafaelle e Antonia.
- Nome completo: Lauren Eduarda Leal Costa
- Data de nascimento: 13/9/2002
- Time atual: Kansas City (EUA)
- Cidade natal: Votorantim-SP
Tarciane
A zagueira é um dos símbolos do trabalho de integração entre a base e a equipe principal da Seleção. Destaque com a sub-20, começou a receber oportunidades com a técnica Pia Sundhage. No Corinthians, ganhou experiência e chamou a atenção do mercado internacional, fechando com o Houston Dash, dos Estados Unidos, em uma das maiores transferências do futebol feminino mundial. Em 2022, ainda foi eleita a terceira melhor atleta do Mundial sub-20, ganhando a Bola de Bronze. Em Paris, disputou sua primeira Olimpíada e não sentiu o peso, sendo um dos pilares defensivos do Brasil.
- Nome completo: Tarciane Karen dos Santos de Lima
- Data de nascimento: 27/5/2003
- Time atual: Houston Dash-EUA
- Cidade natal: Belford Roxo-RJ
Thais Ferreira
Com uma longa passagem pelo Palmeiras, a zagueira chamou a atenção do futebol espanhol e transferiu-se para o UD Tenerife na última temporada. Recebeu suas primeiras oportunidades na Seleção ainda em 2021, mas sem sequência. Passou a ser chamada com frequência apenas por Arthur Elias, e pôde disputar sua primeira grande competição pelo Brasil em Paris.
- Nome completo: Thaís Cristiane da Silva Ferreira
- Data de nascimento: 1/5/1996
- Time atual: UD Tenerife-ESP
- Cidade natal: Campinas-SP
Rafaelle
Em 2022, na Copa América, coube à zagueira assumir a braçadeira de capitã no lugar de Marta, que ficou de fora por conta de lesão. Além de erguer o título da competição, tornou-se um dos pilares do sistema defensivo de Pia. A experiente zagueira de 32 anos atua pelo Orlando Pride desde a última temporada. Em Paris, disputou sua terceira edição dos Jogos.
- Nome completo: Rafaelle Leone Carvalho Souza
- Data de nascimento: 18/6/1991
- Time atual: Orlando Pride-EUA
- Cidade natal: Cipó-BA
Tamires
Com cerca de 20 anos de carreira, a lateral (que também atua como meia no Corinthians) disputou sua décima competição pela Seleção Brasileira. No currículo, três Copas do Mundo, três Copas América, duas Olímpiadas e um Pan-Americano, passagens por futebol estadunidense e dinamarquês, além de premiações individuais. Nos Jogos de Paris, sofreu um rompimento ligamentar do tornozelo e teve de ficar de fora dos últimos jogos.
- Nome completo: Tamires Cássia Dias de Britto
- Data de nascimento: 10/10/1987
- Clube atual: Corinthians
- Cidade natal: Caeté-MG
Yasmim
Conhecida por Arthur Elias da época em que trabalharam juntos no Corinthians, Yasmim passou a ganhar mais oportunidades nesse ciclo. Na carreira, já passou pelo tradicional São José-SP e também teve uma experiência no futebol português, defendendo o Benfica. No ano passado, foi premiada com a Bola de Prata de melhor lateral-esquerda do Campeonato Brasileiro. Em Paris, também atuou como zagueira.
- Nome completo: Yasmim Assis Ribeiro
- Data de nascimento: 28/10/1996
- Time atual: Corinthians
- Cidade natal: Governador Valadares (MG)
MEIO-CAMPISTAS
Ana Vitória
Foi convocada pela primeira vez ainda em 2020, mas passou a ganhar mais oportunidades na Seleção recentemente, quando foi chamada para a disputa da Copa de 2023. Na última temporada, experimentou um posicionamento como primeira volante, posição em que tem rendido mais. Em Paris, foi utilizada por Arthur Elias em todos os jogos.
- Nome completo: Ana Vitória Angélica Kliemaschewsk de Araújo
- Data de nascimento: 6/3/2000
- Time atual: Atlético de Madrid-ESP
- Cidade natal: Rondonópolis (MT)
Angelina
Apesar de jogar pela Seleção, ela não nasceu no Brasil. A jogadora é natural de Nova Jersey, nos Estados Unidos, mas veio para o país ainda criança. Presente no Mundial Sub-17 de 2016 e no Mundial Sub-20 de 2018, a chegada da jogadora na equipe principal era questão de tempo e ocorreu em 2021. Sofreu com lesão de LCA no joelho direito, mas conseguiu se recuperar a tempo da Copa de 2023. Foi para Paris como suplente, mas Arthur Elias teve de recorrer a ela por conta das lesões. Assumiu a braçadeira de capitã na semifinal contra a Espanha.
- Nome completo: Angelina Alonso Costantino
- Data de nascimento: 26/1/2000
- Time atual: Orlando Pride-EUA
- Cidade natal: Jersey City, New Jersey/EUA
Duda Sampaio
Revelada no América-MG, ganhou visibilidade nacional no Cruzeiro. No Inter, em 2022, se firmou como a camisa 10. Ao longo da temporada de 2022, a meia cresceu ao ponto de entrar no radar da Seleção Brasileira e logo se firmar com a amarelinha, antes de chegar ao Corinthians, seu clube atual. Em Paris, atuou mais recuada, como uma volante.
- Nome completo: Maria Eduarda Ferreira Sampaio
- Data de nascimento: 18/5/2001
- Time atual: Corinthians
- Cidade natal: Jequeri-MG
Vitória Yayá
Em 2019, foi convocada pela primeira vez, com apenas 17 anos. Surgiu no São Paulo e atualmente joga no Corinthians. Tem trajetória pelas seleções de base, tendo disputado os Mundiais sub-17 e sub-20. É uma volante com capacidade de organização, além de se destacar pelo bom posicionamento. É uma atleta de confiança de Arthur Elias, e isso ficou provado em Paris.
- Nome completo: Vitória Ferreira Silva
- Data de nascimento: 23/1/2002
- Time atual: Corinthians
- Cidade natal: Suzano-SP
ATACANTES
Adriana
Multicampeã pelo Corinthians, transferiu-se para os Estados Unidos na última temporada. Na carreira, teve azar com lesões em momentos importantes. Ficou de fora do Mundial de 2019 e da Olimpíada de Tóquio, em 2021. Em Paris, atuou um pouco mais recuada.
- Nome completo: Adriana Leal da Silva
- Data de nascimento: 17/11/1996
- Time atual: Orlando Pride-EUA
- Cidade natal: União-PI
Gabi Nunes
Depois de duas temporadas marcadas por gols no Corinthians, sendo artilheira do Paulistão 2021, sua afinada canhotinha a levou para o futebol espanhol, onde já disputou quase 100 jogos. Atualmente no Levante, é uma das artilheiras da equipe com 17 gols em 34 partidas. Nas Olimpíadas, marcou o gol da vitória contra a Nigéria.
- Nome completo: Gabriela Nunes da Silva
- Data de nascimento: 10/3/1997
- Time atual: Levante-ESP
- Cidade natal: São Paulo-SP
Gabi Portilho
Uma das estrelas do vitorioso time do Corinthians, Gabi Portilho passou a receber chances na Seleção Brasileira recentemente. Sua primeira convocação foi em 2022, mas não chegou a ter sequência com a técnica Pia. Com a mudança no comando, e sendo uma atleta de confiança de Arthur Elias, passou a ser nome recorrente nas listas. Em Paris, pôde corresponder as expectativas, assumiu a responsabilidade e marcou nos difíceis embates contra França e Espanha.
- Nome completo: Gabrielle Jordão Portilho
- Data de nascimento: 7/12/1994
- Time atual: Corinthians
- Cidade natal: Brasília-DF
Jheniffer
Uma das estrelas do Corinthians, é uma das principais centroavantes do futebol brasileiro. Com apenas 22 anos, foi formada nas categorias de base do Inter e também chegou a defender a seleção na Copa do Mundo sub-17, em 2018. Recebeu algumas oportunidades de Arthur Elias, para vestir a amarelinha, e correspondeu. Assim, confirmou sua vaga em Paris, onde chegou a atuar fora de função, mais recuada.
- Nome completo: Jheniffer da Silva Cordinali Gouveia
- Data de nascimento: 6/11/2001
- Time atual: Corinthians
- Cidade natal: São Paulo-SP
Kerolin
É um dos exemplos de superação do elenco. Aos 12 anos, sofreu com uma osteomielite, que quase causou amputação da perna direita. Em 2018, foi pega no antidoping, voltando aos gramados somente em 2021. E na última temporada sofreu com uma lesão ligamentar que quase a tirou dos Jogos. Em Paris, voltou a atuar depois de ficar pouco menos de um ano afastada dos gramados.
- Nome completo: Kerolin Nicoli Israel Ferraz
- Data de nascimento: 17/11/1999
- Time atual: North Carolina Courage-EUA
- Cidade natal: Bauru-SP
Ludmila
A atacante, que teve uma longa passagem pelo São José-SP, atuou no futebol espanhol por cerca de oito anos. Agora, transferiu-se para Chicago Red Stars, dos Estados Unidos. Na última temporada, conviveu com uma grave lesão no joelho que a tirou da Copa do Mundo. Agora, recuperada, voltou a ser convocada e reconquistou seu espaço na Seleção Brasileira, com grandes atuações em Paris.
- Nome completo: Ludmila da Silva
- Data de nascimento: 1/12/1994
- Time atual: Chicago Red Stars-EUA
- Cidade natal: Guarulhos-SP
Marta
Melhor jogadora do mundo em seis oportunidades, é a mais experiente e a grande estrela entre as escolhidas por Arthur. Desde 2017, defende o Orlando Pride, dos Estados Unidos. Recentemente, anunciou que pretende se aposentar da Seleção Brasileira após as Olimpíadas. Teve de cumprir dois jogos de suspensão em Paris por uma falta imprudente na fase de grupos. Mas pôde voltar a tempo da final.
- Nome completo: Marta Vieira da Silva
- Data de nascimento: 19/2/1986
- Time atual: Orlando Pride-EUA
- Cidade natal: Dois Riachos-AL
Priscila
Referência no ataque do Inter, é uma das mais jovens convocadas por Arthur Elias. Com apenas 19 anos, foi eleita a Rainha da América na última Libertadores e é a segunda maior artilheira do clube colorado desde a retomada do departamento. Na carreira, também coleciona convocações para as seleções de base. Foi chamada para ser suplente em Paris, mas recebeu oportunidades por conta da grande quantidade de lesões.
- Nome completo: Priscila Flor da Silva
- Data de nascimento: 22/8/2004
- Time atual: Inter
- Cidade natal: São Gonçalo do Amarante-RN