O Brasil fechou o primeiro dia de competições nos Jogos Paralímpicos de Paris com três medalhas, todas da natação. Nesta quinta (29), Gabriel Araújo levou o ouro nos 100m costas da classe S2 (limitações físico-motoras). Ele era uma das grandes apostas no primeiro dia na Arena La Défense. O segundo pódio veio com Gabriel Bandeira nos 100m borboleta S14. O brasileiro, que era recordista paralímpico, ficou com o bronze na prova. Nos 50m livre S10 masculino, Phelipe Andrews levou a prata.
A natação foi o recheio do primeiro dia do Brasil nos Jogos. Além dos medalhistas, a gaúcha Carol Santiago, atleta do Grêmio Náutico União e dona de cinco medalhas paralímpicas, nadou nos 100m borboleta na classe S12 (baixa visão). Carol acabou na 10ª posição na classificatória e não conseguiu ir à final.
Lista de competições e resultados do dia 29/8
Natação
Das 12 finais que o Brasil poderia fazer no primeiro dia de competições, o país conseguiu se garantir em sete. Gabriel Araújo (100m costas S2) levou o ouro e Gabriel Bandeira ficou com o bronze nos 100m borboleta S14. Por outro lado, Mayara Petzold terminou em quinto nos 50m livre S6.
Nos 50m livre S10 masculino, Phelipe Andrews levou a prata. Mariana Gesteira, no 50m livre S10, ficou em sétimo.
Maria Carolina Santiago e Lucilene Sousa (100m borboleta S13), Ana Karolina Oliveira (100m borboleta S14) e Lídia Cruz e Esthefany Rodrigues (200m livre S5) também nadaram, mas não conseguiram classificação.
Vôlei sentado
Sem dificuldades, a equipe feminina do Brasil venceu logo na estreia dos Jogos. Contra Ruanda, uma das seleções mais fracas da disputa, as brasileiras bateram as africanas por 3 sets a 0 (25/13/25/10 e 25/7) em 53 minutos. A seleção volta à quadra no sábado contra o Canadá.
Goalball
Jogando contra as atuais bicampeãs olímpicas, a seleção brasileira feminina empatou com a Turquia na estreia nos Jogos. O Brasil saiu na frente, sofreu a virada, mas virou o marcador para 3x2. No entanto, já nos minutos finais, as turcas conseguiram o empate.
No masculino, os brasileiros não deram chances para os donos da casa. No primeiro tempo, placar equilibrado em 5 a 4. No entanto, na segunda etapa, o Brasil fez 3 a 1 e fechou o marcador em 8 a 5.
Bocha
Na estreia na fase de grupos, Maciel Santos venceu Achraf Tayahi, na classe BC2. O tunisiano não disputou o confronto. Na mesma classe, Iuri Silva foi derrotado pelo português David Araújo por 8 a 0.
Por outro lado, na BC1, José Carlos Chagas foi derrotado pelo britânico David Smith por 5 a 2. Na BC3, Mateus Carvalho perdeu para Masayuki Arita por 5 a 4. Na BC4, André Martins perdeu por 8 a 1 para Yuk Wing Leung, de Hong Kong.
No feminino, Laissa Guerreira abriu as competições. Ela foi derrotada pela portuguesa Carla Oliveira por 4 a 2 na classe BC4. Na segunda disputa do dia, contudo, a brasileira venceu por 4 a 3 a húngara Alexandra Szabo.
Na primeira partida da classe BC1, Andreza Oliveira venceu por a argentina Ailen Flores por 5 a 2.
Pela categoria BC3, Evelyn Oliveira foi derrotada pela britânica Sally Kidson por 5 a 1, enquanto Evani Calado fez 8 a 2 na portuguesa Ana Costa.
Tênis de mesa
Primeira dupla brasileira a entrar no ginásio, Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad surpreenderam na classe MD18 e venceram os cabeças de chave 1 por 3 a 1. Os brasileiros superaram os espanhóis Jorge Cardona e Ander Cepas. Com o resultado, Manara e Massad estão classificados para as quartas de final da competição.
Catia Oliveira e Joyce Oliveira venceram dupla do Egito nas quartas de final do tênis de mesa e já estão na semifinais. Como no tênis de mesa paralímpico não tem disputa de bronze, a medalha já está garantida, resta saber a cor. Por outro lado, Carla Maia e Marliane Santos perderam para uma dupla chinesa e foram eliminadas.
No WD20, a dupla brasileira Sophia Kelmer e Jennyfer Parinos perderam para as chinesas GuiyanXiong e Chunxiao Hou por 3 games a 0. Lucas Arabian e Cátia Oliveira, na XD7, foram derrotados por atletas da China por 3 a 1.
Nas duplas mistas XD17, Luiz Manara e Danielle Rauen venceram os japoneses Iwabuchi e Tomono por 3 a 1, enquanto Paulo Salmin e Bruna Alexandre superaram a dupla sueca Hansson e Handen por 3 a 0.
Tiro com arco
Juliana Ferreira e Eugênio Franco estrearam no ranqueamento, ambos na classe W1. No feminino, a brasileira ficou na 11ª posição, com 503 pontos. Entre os homens, Franco classificou na mesma colocação, com 627.
No fim da manhã, Jane Karla se classificou com o quinto lugar, seu melhor desempenho na temporada. Ela fez 691 pontos. No masculino, Luciano Rezende foi o 29º, marcando 495.
Reinaldo Charão, no Individual Composto Open – W2, terminou na 20ª posição. Agora ele irá para a fase eliminatória.
Ciclismo
Carlos Alberto Soares na perseguição 3000m (pista) não conseguiu a classificação para a final. Na classe C1, o brasileiro acabou na última posição na eliminatória, com o tempo de 4min18s908.
Badminton
Rogério Oliveira perdeu para o indiano Tarun Tarun por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19) na fase de grupos. Ele volta a atuar na sexta contra o francês Lucas Mazur. No segundo confronto brasileiro na modalidade, Vitor Tavares repetiu o resultado do compatriota e foi derrotado por 2 a 0 para Charles Noakes (França).
No feminino Simples W1, Daniele Souza foi derrotada pela tailandesa Sujirat Pookkham por 2 a 0. Seu próximo jogo será nesta sexta (30), contra a canadense Chokyu.
Taekwondo
Maria Eduarda Stumpf perdeu logo na primeira luta contra a iraniana Zahra Rahim. A gaúcha foi derrotada por 6 a 4. Na repescagem, Duda perdeu para Meryem Betul Cavdar, da Turquia, na categoria até 52kg e deu adeus aos Jogos.