Será nas águas que Isaquias Queiroz tentará igualar Rebeca Andrade como maior atleta olímpico da história do Brasil. O canoísta iniciará as disputas nesta terça (6), às 5h30min, no C2 500m. Seu parceiro de prova, assim como em Tóquio 2020, será o baiano Jacky Godmann.
— Treinamos bastante, esse ano viemos com a ganância de buscar duas medalhas, o primeiro lugar tanto no C1 quanto no C2. Evoluímos muito em 2024, Jacky está em forma. A preparação dele foi melhor (em relação a Tóquio). O barco está andando para fazer tempo de 1min36s, 1min37s. É tempo para brigar pela medalha de ouro — afirmou Isaquias.
Em Tóquio 2020, a parceria deu certo e os brasileiros conquistaram o ouro no C1 1000m. Mas essa não foi a primeira vez que Isaquias Queiroz subiu ao pódio. Na Rio 2016, o canoísta conquistou três medalhas: as pratas no C1 1000m e no C2 1000m, e o bronze no C1 200m.
Portanto, com quatro medalhas já conquistadas e a chance de mais dois pódios em Paris, Isaquias Queiroz pode chegar às mesmas seis de Rebeca Andrade. Atualmente, a ginasta é a atleta com mais medalhas olímpicas pelo Brasil.
— Meu objetivo continua o mesmo, mas sabia que a Rebeca aqui tinha a chance de buscar muito mais medalhas do que eu. Só tinha dúvida se sairia na prova por equipes. Fico feliz pela trajetória dela, ela teve várias lesões. Chegar aos Jogos Olímpicos e brilhar desse jeito enche o Brasil de orgulho e serve de motivação para todos os atletas. Ganhar mais de uma medalha em Jogos é muito especial. Eu sigo em busca das minhas duas medalhas, chegar à sexta medalha olímpica. A Rebeca ganhando medalha desse jeito me deixa até mais tranquilo, porque todo mundo fica de olho nela e eu fico aqui com menos pressão — brincou Isaquias.
Após estrear na fase classificatória do C2 500m, Isaquias Queiroz se preparará para a disputa do C1 1000m. O início da competição será na quarta-feira (7), às 6h40min. Todas as provas ocorrem no Estádio Náutico Água Branca, em Vaires-sur-Marne.
— No C1, só depende de mim, será uma prova muito pegada. Jogos Olímpicos é diferente, tem gente que anda antes e, quando chega aqui, sente um pouco. Espero que eu possa fazer uma boa prova e sair daqui com duas medalhas de ouro que é o meu desejo e de todos da comissão técnica da canoagem — finalizou.
Nas provas de canoagem velocidade, todas as disputas se iniciam na classificatória. Depois, ainda há quartas de final e semifinal antes da definição do pódio. As finais começam a ser definidas na quinta-feira (8). Além de Isaquias, o Brasil ainda será representado por Ana Paula Vergutz, Vagner Junior Souta, Mateus Nunes e Valdenice do Nascimento na modalidade.
Provas de Isaquias Queiroz
Canoagem velocidade - C2 500m masculino (classificatória)
- Terça-feira (6), 5h30min
- Isaquias Queiroz e Jacky Godmann
Canoagem velocidade - C1 1000m masculino (classificatória)
- Quarta-feira (7), 6h40min
- Isaquias Queiroz
Provas da canoagem com outros brasileiros
Canoagem velocidade - K1 500m feminino (classificatória)
- Quarta-feira (7), 4h30min
- Ana Paula Vergutz
Canoagem velocidade - K1 1000m masculino (classificatória)
- Quarta-feira (7), 5h40min
- Vagner Junior Souta
Canoagem velocidade - C1 1000m masculino (classificatória)
- Quarta-feira (7), 6h40min
- Mateus Nunes
Canoagem velocidade - C1 200m feminino (classificatória)
- Quinta-feira (8), 5h30min
- Valdenice do Nascimento