Rafael Macedo dá adeus à disputa por medalha na categoria até 90kg do judô nesta quarta-feira (31). Após cair para a repescagem e avançar para a luta que decidia o bronze, o brasileiro acabou derrotado para o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou.
O judoca sofreu um terceiro shido (penalidade) faltando quatro segundos para o término da luta.
— Foi um dia muito bom, poderia ter terminado com uma medalha, mas faz parte. A decisão do árbitro foi essa (pegada irregular por dentro da manga).
Macedo ainda pode brigar pelo pódio em outra categoria. Isso porque ele faz parte do time brasileiro que brigará por medalha na equipe mista. A competição ocorre no sábado (3) a partir das 5h (horário de Brasília).
Trajetória em Paris
O judoca brasileiro bateu o holandês Noël van’t End em sua estreia para garantir vaga na fase seguinte. Ele venceu no golden score, quando o adversário recebeu sua terceira punição (shido) por tentar evitar um ataque utilizando a cabeça. Depois, nas oitavas, eliminou o romeno Alex Cret, também no golden score, com uma imobilização.
Nas quartas, o brasileiro deu adeus à chance do ouro na categoria. Rafael acabou caindo para a repescagem ao perder para o espanhol Tristani Mosakhlishvili. Na sequência, então na repescagem, o judoca passou pelo sul-coreano Han Ju-yeop e chegou na disputa pelo bronze.
Quem é Rafael Macedo?
Aos 29 anos, o paulista Rafael Macedo ocupa a 11ª posição do ranking mundial e coleciona conquistas importantes. No Pan-Americano de Judô, por exemplo, soma quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Ele disputa as Olimpíadas pela segunda vez — em Tóquio foi eliminado na primeira fase.
*Produção: Leonardo Bender