A França está em êxtase com sua terceira edição de Jogos Olímpicos. A volta do megaevento esportivo ao país depois de cem anos é tratada como algo marcante na história do país.
Nesta sexta-feira (26) ocorre a Cerimônia de Abertura, que será realizada no rio Sena, em um percurso de 6km, com barcos levando os integrantes das delegações no trajeto que passará por 10 pontes até o encerramento, na praça do Trocadéro. No local haverá um grande show. Os principais jornais do país destacam a festa que deverá ser acompanhada por 1 bilhão de espectadores em todo o mundo e que deverá ter 326 mil pessoas nas arquibancadas que serão espalhadas durante o trajeto.
Principal jornal esportivo da França e referência mundial, o L'Équipe traz fotos de estrelas como LeBron James, Simone Biles, Leon Marchand, Armand Duplantis, Clarisse Agbénénou e diz "Joguem nossos Jogos".
O Le Figaro estampa em sua capa "Que a festa comece" e fala que este será "o dia em que o mundo estará em Paris". Já o Libération diz "Paris 2024 festeja os Jogos" e faz uma entrevista com o diretor artístico da cerimônia, Thomas Jolly.
No Le Parisien o tema é o show musical da cantora canadense Céline Dion, que em agosto de 2022 foi diagnosticada com uma doença chamada "síndrome da pessoa rígida" e desde então não realizou mais shows. Mas ela irá se apresentar no Trocadéro e segundo o jornal irá cantar uma música e sem se utilizar do playback. Le Parisien traz "Bastidores de uma volta milagrosa" e garante que este será o momento mais aguardado da noite, superando até mesmo a expectativa pelas apresentações da norte-americana Lady Gaga e da franco-maliana Aya Nakamura, grande estrela da música local.
"Paris é uma festa" é o que diz o Les Echos, que traz um detalhamento sobre a cerimônia e todas as questões que envolvem o dia na Cidade Luz.