A francesa Cassandre Beaugrand conquistou a medalha de ouro no triatlo, nesta quarta-feira (31), em Paris, após vários dias de suspense sobre a realização da prova devido ao nível de poluição no rio Sena.
Djenyfer Arnold, do Brasil, fechou a prova na 20ª colocação. Vittoria Lopes, também brasileira, estava entre as líderes, quando sofreu uma queda e teve a prova prejudicada. Ela fechou a disputa na 25ª colocação.
Esta foi a primeira competição olímpica disputada no rio emblemático, que foi o protagonista na sexta-feira passada em função da cerimônia de abertura, com um desfile de barcos das delegações.
Beaugrand, 27 anos, completou a prova (1500m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) com o tempo de 1h54min55s. A suíça Julie Derron levou a prata e a britânica Beth Potter a medalha de bronze. Esta foi a sexta medalha de ouro da França nos Jogos de Paris.
Com as chuvas de sexta-feira e sábado, os níveis de poluição superaram os limites para permitir os treinos dos triatletas que estavam programados para domingo e segunda-feira, assim como a prova masculina, que estava marcada para terça-feira e foi reprogramada para esta quarta-feira, após a competição feminina.
O rio Sena também deve receber a natação em águas abertas dos Jogos de Paris.