Após a derrota para a Espanha, por 2 a 0, nesta quarta-feira (31), o Brasil não depende apenas de si para avançar aos mata-matas dos Jogos Olímpicos. Com o tropeço, caiu para a terceira colocação do Grupo C, com três pontos, e agora terá de secar os adversários para seguir vivo na competição.
A situação se define ainda nesta quarta-feira, e são duas as possibilidades. A primeira, envolvendo o Grupo B, que está jogando neste momento. A Austrália enfrenta os Estados Unidos (que estão entre os favoritos), e não pode pontuar. A Zâmbia, ainda sem pontos, precisaria golear a Alemanha para ter chances de ficar como um dos melhores terceiros.
Se tudo der errado, ainda há outra possibilidade, no Grupo A: Canadá e Nova Zelândia teriam que, no máximo, empatar com Colômbia e França, respectivamente. Se as canadenses vencerem, ficam à frente do Brasil nos critérios de desempate (tem saldo de gols +2). Enquanto as neozelandesas precisariam golear para ter melhor campanha.
De toda forma, o Brasil voltaria a campo no sábado (3). Toda a etapa de quartas de final está marcada para o final de semana.