Principal skatista do Brasil na atualidade, Rayssa Leal está em mais uma final e com enorme expectativa de subir ao pódio neste sábado (16). Ela avançou à decisão do Pro Tour Skate Street, disputado em Lausanne, na Suíça, com a melhor nota das semifinais: cravou 236.64. A também brasileira Pâmela Rosa se garantiu entre as oito finalistas com a sétima marca: 225.60.
Além delas, a final contará com quatro japonesas, Yumeka Oda (235.89 pontos), Funa Nakayama (233.73), Momiji Nishiya (228.34) e Coco Yoshizawa (227.99), a americana Paige Heyn (234.54) e a holandesa Roos Zwetsloot (222.70).
A competição vale pontos para o ranking da World Skate, e terminar bem é importante para as brasileiras na definição da vagas para Paris-2024. Serão três representantes por país na olimpíada, e Rayssa é a primeira colocada atualmente.
O Brasil teve seis representantes na modalidade feminina em Lausanne. Rayssa já entrou nas quartas, fase na qual Pâmela Rosa chegou com a 4ª melhor nota na primeira fase, seguida de Gabi Mazetto, 6ª, Kemily Suiara, 14ª, e Ariadne Souza, 15ª. Somente Carla Karolina não se garantiu entre as 16 melhores.
Na busca para avançar às semifinais, Gabi Mazetto e Ariadne Souza acabaram eliminadas, e Rayssa deu um susto ao somar notas ruins e ficar somente no 11º lugar. A resposta de que tudo estava tranquilo veio nesta sexta-feira (15), com desempenho em alto nível. A vontade da Fadinha de brilhar era tanto que ela quase "fura a fila" da disputa ao se posicionar na hora da volta de Kemily, eliminada com a 15ª nota.
Rayssa chega entre as favoritas para o título em Lausanne, em briga que deve ser acirrada com a campeã olímpica Momiji Nishiya e a americana Paige Heyn. Segunda da semifinal, Yumeda Oda corre por fora na disputa, mas é candidata à surpresa.