E a vitória brasileira na estreia da Copa do Mundo de basquete, contra o Irã, neste sábado (26), por 100 a 59, acabou ficando com um gosto amargo. O motivo foi a grave lesão sofrida pelo armador Raulzinho, que teve ruptura do tendão patelar do joelho direito, após escorregar na quadra no começo do terceiro período da partida.
Atendido pelo departamento médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e por médicos da Federação Internacional de Basketball (FIBA) ainda no ginásio de Jacarta, na Indonésia, onde são disputadas as partidas do Grupo F, o jogador foi encaminhado para um hospital onde exames mais detalhados constataram a gravidade da lesão.
Em nota, a CBB informou o diagnóstico feito pelo médico Carlos Vicente Andreoli. Raulzinho já está no hotel onde a seleção está hospedada e, nos próximos dias deve retornar ao Brasil para realizar cirurgia e iniciar o tratamento de recuperação.
Aos 31 anos, ele havia sido o último brasileiro na NBA. Na temporada passada, defendeu o Cleveland Cavaliers e após a Copa do Mundo passaria a jogar pelo Fenerbahçe, da Turquia.
Confira a nota da CBB:
O atleta Raul Neto sofreu ruptura do tendão patelar do joelho direito durante o terceiro quarto da partida entre Brasil e Irã, pela abertura do Grupo G da Copa do Mundo, em Jacarta, na Indonésia.
Raul sofreu uma queda no início do terceiro quarto e foi atendido de imediato, ainda na quadra, com suspeita de ruptura do tendão patelar. A lesão foi confirmada em exame de ressonância magnética feita minutos depois no hospital oficial do evento, sob orientação e acompanhamento do Diretor de Saúde e médico da Seleção Brasileira, Carlos Vicente Andreoli.
Raul sofreu a ruptura no movimento de salto. O atleta foi imobilizado, já está no hotel com a delegação e sob os cuidados do departamento médico. Com o diagnóstico, está fora do restante da Copa do Mundo e neste momento a CBB trata das questões logísticas do atleta.