A quarta (23) botará lado a lado, em Budapeste, três grandes nomes dos 400m com barreiras. No Mundial de Atletismo, competição mais relevante do calendário da modalidade em 2023, o norueguês Karsten Warholm, o estadunidense Rai Benjamin e o brasileiro Alison dos Santos, o "Piu", buscam título mundial a partir das 16h50min (horário de Brasília).
Caso consiga o ouro, será o primeiro brasileiro a conquistar o segundo bicampeonato no atletismo. A competição terá a transmissão do SporTV 2, que vem acompanhando o evento.
A maior rivalidade, inevitavelmente, é entre o europeu e o brasileiro. Warholm foi campeão olímpico, em Tóquio, em 2021, e é dono de três das cinco melhores marcas da prova — recordista mundial com 45s94, feito no Japão. O brasileiro, no entanto, é o atual campeão mundial — venceu os 400m com barreiras em Eugene, Ohio, nos Estados Unidos, no ano passado. Além disso, foi bronze nos últimos Jogos.
Mas, ao contrário de 2022, o panorama é diferente. Em Ohio, Warholm se recuperava de problemas físicos. O norueguês liderou a primeira metade da prova, mas sentiu fisicamente nos últimos 200 metros e terminou na sétima posição.
Agora, é o brasileiro que está sem ritmo de competição. Em fevereiro, quando se preparava para a temporada, sofreu lesão no menisco do joelho direito e teve de passar por cirurgia. Ele voltou às pistas apenas em julho e fez poucas provas desde então. Ainda assim, se classificou à final da prova com o quarto melhor tempo (47s38).
— Gostei bastante da prova, tenho pontos para melhorar. Tenho que ser inteligente para ser rápido. Conseguimos fazer isso e agora é focar e entregar 100% na final. Prometo me doar 100% nessa prova — disse o brasileiro ao SporTV após a semifinal.
O intruso na prova é Benjamin, que avançou com um tempo melhor do que Alison e liderou a bateria disputada pelo brasileiro. O americano já foi duas vezes vice. Em Tóquio, ficou com a prata atrás de Warholm. Nos Estados Unidos, não conseguiu superar "Piu" e também ficou com a segunda posição. Dessa vez, no entanto, busca ser o protagonista de uma das provas mais disputadas do atletismo mundial.
A melhor marca da semifinal ficou com o norueguês que correu para 47s09. Ele estava na terceira bateria e se classificou ao lado de Roshawn Clarke, que se tornou o recordista mundial sub-20 com o tempo de 47s354.
Também se classificaram para a final da prova o americano Trevor Bassitt, o australiano Kyron McMaster, o estoniano Rasmus Magi e o alemão Joshua Abuaku.
Serviço da prova
- Mundial de Atletismo
- Final - 400m com barreiras
- Horário: 16h50min (horário de Brasília)
- Transmissão: Sportv 2
- Onde: Budapeste, Hungria