O americano Noah Lyles venceu neste domingo (20) a prova de 100 metros rasos do Campeonato Mundial de Atletismo, em Budapeste, na Hungria. O atleta de 26 anos, especialista dos 200 metros, modalidade pela qual obteve bronze olímpico em Tóquio e dois ouros em mundiais, surpreendeu os principais nomes da prova. Após passar pela semifinal com 9s87, fez um excelente final e assegurou a primeira colocação com 9s83, a melhor marca da temporada.
Sempre aguardada, a disputa dos 100 metros teve neste domingo as semifinais e a decisão das medalhas. E as surpresas começaram nas três séries que definiram os oito finalistas, quando um dos principais candidatos ao ouro, o sul-africano Akani Simbine foi desclassificado após queimar a largada da segunda bateria.
Antes, na primeira prova, o italiano Marcell Jacobs, ouro nos Jogos de Tóquio, havia finalizado apenas em quinto lugar e ficado sem chances de classificação. E o mesmo valeu para o vice-campeão olímpico e defensor do título mundial, o americano Fred Kerley, que fechou a última série em terceiro lugar e também não avançou para a decisão.
A medalha de prata ficou com Letsile Tebogo, de Botsuana, que cravou 9s873, contra 9s874 do britânico Zharnell Hughes e 9s877 do jamaicano Oblique Seville. Oficialmente as três marcas foram de 9s88, mas para definir as posições foram considerados os centésimos de segundo.
Canadense surpreende e é ouro no martelo
O canadense Ethan Katzberg, de 21 anos, conquistou a medalha de ouro no lançamento do disco masculino. Com 81m25cm, ele estabeleceu um novo recorde nacional e venceu por 23 centímetros a disputa com o polonês Wojciech Nowicki, 34, que foi ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e bronze no Rio 2016. O pódio ainda teve o húngaro Bence Halász, com 80m82cm.
Britânica é bicampeã do heptatlo
A britânica Katarina Johnson-Thompson provou ser a mulher mais completa do atletismo. Na disputa do heptatlo, a campeã mundial de 2022 repetiu o feito e com 6.740 pontos garantiu o bicampeonato.
Bronze no Mundial passado, a americana Anna Hall escalou um degrau no pódio e levou a prata com 20 pontos a menos que a bicampeã. A holandesa Anouk Vetter, vice-campeã olímpica em Tóquio, completou o pódio ao marcar 6.501 pontos e assegurar o terceiro lugar.
Joshua Cheptegei é tri nos 10 mil metros
Campeão olímpico dos 5 mil metros em Tóquio, onde ficou com a prata no 10 mil, o ugandês Joshua Cheptegei conquistou o seu terceiro título mundial seguido nos 10 mil metros. Com um tempo de 27min51s42, ele ainda estabeleceu a melhor marca da temporada.
A medalha de prata ficou com o queniano Daniel Ebenyo, que fez 27min52s60 e o bronze foi para o etíope Selemon Barega, atual campeão olímpico, que terminou em 27min52s72.