As seleções brasileiras disputam nesta semana, em Montevidéu, no Uruguai, o Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens, que vale como o Pré-Olímpico da região. Em jogo estão uma vaga direta no torneio feminino e uma vaga direta no torneio masculino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, além de duas vagas em cada categoria para a repescagem mundial, que valerá a última vaga para as Olimpíadas.
O time feminino, que participou das últimas edições no Rio de Janeiro em 2016 e em Tóquio 2020, teve um dia perfeito neste sábado (17). A competição é jogada por sete seleções, que se enfrentam em pontos corridos e as Yaras derrotaram o Peru no primeiro jogo, por 27 a 0, com tries de Thalia, Tchoba, Rafa, Bianca e Aline, em jogo de cinco tries para as brasileiras começarem sólidas o torneio.
A segunda partida das brasileiras foi contra a Argentina, a principal rival pela vaga direta em Paris. As argentinas venceram a Colômbia, a outra concorrente principal, por 19 a 0 no jogo de abertura. E no clássico, o Brasil fez um jogo seguro e conseguiu vencer por 17 a 5 contra as Yaguaretés, mostrando frieza e capacidade de finalização. O primeiro try brasileiro foi de Thalia, enquanto Bianca marcou os outros dois. Apenas no fim, as argentinas descontaram com o try de honra.
No terceiro jogo, as Yaras superaram o Paraguai por 27 a 0, com tries de Thalia, Tchoba, Bianca, Luiza e Gabi. Com o resultado, as brasileiras mantiveram a histórica invencibilidade na competição. Até hoje, o Brasil tem 20 títulos, todos invictos, no Sul-Americano feminino. No domingo, o jogo mais aguardado será contra a Colômbia, que deverá decidir o título.
Tupis somam duas vitórias em trÊs jogos
Já a seleção brasileira masculina segue viva na luta para voltar aos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde o Rio 2016. Os Tupis começaram bem o torneio no Uruguai ao vencerem a Colômbia por 36 a 7, com Laurent, Matheus Cláudio, Massari, Maranhão e Varejão marcando os tries brasileiros, além de um penal try em corrida de Ariel.
Após a boa vitória, os Tupis foram superados pelo Chile por 36 a 5. Os chilenos abriram 14 a 0, mas o try de Maranhão no primeiro tempo dava esperanças de uma virada brasileira. No entanto, o segundo tempo dos Cóndores foi forte e o Chile se impôs, provando sua força. Os chilenos terminaram o dia na segunda posição, por terem caído contra o favorito Uruguai no último jogo por 14 a 12.
O Brasil fechou o sábado com vitória sobre o Paraguai por 26 a 5, com tries de Laurent, Massari, Bob e Drudi. Os brasileiros foram superiores durante toda a partida e agora precisam derrotar o Uruguai, no domingo, no Estádio Charrúa, sede da competição. No masculino, seis equipes se enfrentam no sistema de todos contra todos, que definirá os enfrentamentos da fase final, no sistema de mata-mata, com o os dois primeiros colocados fazendo a final e o terceiro e quarto disputando o bronze.