A abertura oficial do II Congresso Olímpico Brasileiro, no Centro de Convenções de Salvador, na manhã deste sábado (19) foi feita pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, e foi acompanhada por diversos atletas olímpicos e autoridades do mundo esportivo.
— O Congresso Olímpico Brasileiro foi criado para ser um dos principais fóruns de discussão do esporte em nosso país. Esta é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a evolução do esporte brasileiro, que não se dá apenas nas quadras, pistas, piscinas e tatames, mas também de boas ideias, de conhecimento, de informação e, acima de tudo, de planejamento — disse o dirigente.
Lenny Abby, que em 2007 atuou na organização do Pan do Rio, representou o presidente do COI, Thomas Bach, e leu uma carta em nome dele.
"Essa edição do Congresso Olímpico Brasileiro acontece em um momento muito importante, no início de um ciclo olímpico. O COI está muito feliz em se reunir com o COB para perseguir a nossa Agenda 2020+5, para o bem da raça humana. Só poderemos ir mais alto, mais rápido e mais forte se nos unirmos. E é com esse espírito olímpico que desejo discussões frutíferas e um evento de sucesso", escreveu Bach.
A solenidade contou ainda com as presenças do Ministro da Cidadão, João Roma, e do Senador Romário Farias, medalhista de prata nos Jogos de Seul 1988.
O Congresso Olímpico Brasileiro tem como tema desta edição “Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico” e terá 40 palestras nacionais e internacionais para os cerca de 600 participantes do evento.