Depois de Rayssa Leal e Kelvin Hoefler conquistarem para o Brasil duas medalhas de prata no skate street das Olimpíadas de Tóquio, na noite dessa terça-feira (3), brasileiras da modalidade skate park estrearam no Japão para tentar mais medalhas para o país.
Competindo na etapa classificatória, a brasileira de Florianópolis Yndiara Asp, de 23 anos, e a paulista Dora Varella, de 20 anos, conseguiram garantir vagas na final da modalidade, que está marcada para 00h30min desta quarta-feira (4). Também participou da primeira fase do skate park a também catarinense Isadora Pacheco, que não se classificou para a final.
A etapa classificatória do skate park olímpico teve quatro baterias com cinco atletas cada, totalizando 20 competidoras. As oito melhores skatistas no ranking geral se classificaram para a final. Para determinar a nota, cada skatista faz três voltas de 45 segundos na pista. Das três notas que recebem, a mais alta delas é a que conta.
Yndiara usou a criatividade e explorou elementos de fora da pista do skate park, como o banco. Com a nota 43,23, conquistada já na primeira volta, ela conseguiu uma vaga na final, com a sétima melhor pontuação.
— Tenho manobras que quero mandar, que ainda não dei. Tomara que dê para eu mandar elas na final — disse Yndiara após a sua bateria classificatória.
A segunda volta de Dora Varella foi a melhor, lhe rendendo a nota de 41,59. Dora é natural de São Paulo e a atual nona colocada no ranking mundial da modalidade.
As jovens atletas da casa vieram forte para a estreia da modalidade em Jogos Olímpicos. A japonesa de 15 anos Misugu Okamoto fez uma volta valorizada em 58,51 e ocupou o topo do ranking das classificatórias, avançando com tranquilidade para a final. Já Kokona Hiraki, de 12 anos - a atleta mais jovem do skate olímpico - em sua segunda volta apresentou manobras que lhe renderam a nota de 52,46 e uma vaga na 3ª posição. Sakura Yosozumi, de 19 anos, fez a nota de 45,98 e garantiu a quarta colocação nas classificatórias.
Na segunda colocação do ranking ficou a skatista da Grã Bretanha Sky Brown, de 20 anos. Ela mostrou no Japão porque é considerada uma das favoritas ao ouro e, com velocidade, a skatista conseguiu encaixar aéreos altos e garantiu uma nota de 57,40. Também avançaram para a final a americana Bryce Wettstein (44,50) e a australiana Poppy Olsen (44,03).