Terminou nessa segunda-feira (2) a primeira participação da dupla brasileira de vôlei de praia Ana Patricia e Rebecca nos Jogos Olímpicos. Em partida equilibrada no Parque Shiokaze, as brasileiras foram derrotadas por 2 a 1 pelas suíças Anouk Verge-Depre e Joana Heidrich, em jogo pelas quartas de final nas Olimpíadas de Tóquio.
As parciais foram de 21/19, 18/21 e 15/12. Como a dupla Ágatha e Duda havia sido eliminada no domingo (1º), o Brasil não tem mais representantes no vôlei de praia feminino. As europeias avançam para a semifinal da modalidade.
— A gente sai triste pela derrota, ninguém gosta de perder, a gente trabalha muito. Mas também felizes com o que a gente apresentou. O percurso até aqui não é fácil e estar aqui dentro não é fácil. Vamos usar essa derrota para evoluir e buscar o melhor no nosso próximo ciclo que já já vai começar — disse Ana Patrícia à Rádio Gaúcha.
As suíças levaram o primeiro set do confronto por 21 a 19. O jogo começou equilibrado, com poucos erros até o placar chegar ao empate de 9 a 9. Mas as suíças conseguiram se encontrar no jogo e abrir quatro pontos de vantagem. A equipe brasileira conseguiu salvar três set-points, mas não conseguiu impedir a vitória das europeias na primeira etapa
O Brasil voltou forte no segundo set, já abrindo dois pontos sobre as adversárias, com o placar em 5 a 3. Mas a vantagem durou pouco e as suíças conseguiram empatar. O jogo seguiu disputado ponto a ponto até o placar de 8 a 8, quando as brasileiras voltaram a conseguir pressionar o time suíço. Com presença firme de Ana Patrícia nas disputas na rede e dois bons ataques de Rebecca, as brasileiras abriram quatro pontos de vantagem sobre as suíças, 19 a 15. O set fechou em 21 a 18 para o Brasil.
O primeiro ponto veio de um ataque de Rebeca, mas o tie-break foi de domínio suíço. Com ace de Vergé e erros de ataque de Ana Patrícia, as suíças abriram dois pontos. O Brasil chegou a ensaiar reação e equilibrar o placar, mas as suíças reagiram e chegaram a ficar quatro pontos à frente do Brasil. Falhas na recepção e no ataque, principalmente de Ana Patrícia, prejudicaram as brasileiras no final do terceiro set e contribuíram pra a vitória das adversárias por 15 a 12.
Anouk Verge-Depre e Joana Heidrich, que venceram o campeonato europeu de vôlei de praia em 2020, agora disputarão a semifinal no Japão, marcada para quarta-feira (4), por volta das 21h pelo horário do Brasil. Os olhos de Ana e Rebecca já estão voltados para as Olimpíadas de Paris em 2024
— A gente está feliz com essa primeira Olimpíadas mas a gente sabe o quanto tem de potencial para buscar as outras. Paris já está logo aí. Então a gente daqui a pouco volta para casa, descansa e vamos começar a luta de novo para chegar em Paris bem melhor — disse Rebecca.