Depois do triunfo da baiana Ana Marcela Cunha na natação em águas abertas, que lhe rendeu o ouro na maratona aquática feminina, hoje foi o dia dos homens encararem a prova de 10 quilômetros na Baía de Tóquio. O Brasil não teve representantes nessa prova, que foi dominada do início ao fim pelo alemão Florian Wellbrock.
Aos 23 anos, o nadador conquistou a medalha de ouro com folga, terminando a maratona em 1hora48min33seg7, cerca de 25 segundos à frente do segundo colocado. Na final dos 1500m livre das Olimpíadas de Tóquio, Wellbrock já havia conquistado o bronze.
A disputa pela medalha de prata na maratona aquática foi mais acirrada. O atleta Kristóf Rasovszky, da Hungria, conseguiu garantir a segunda colocação com o tempo de 1hora48min59seg0, empurrando para o terceiro lugar o italiano Gregorio Paltrinieri (1hora49min01seg1), que também já havia conquistado medalha nos jogos do Japão, uma prata nos 800m livre.
O holandês Ferry Weertman, que havia sido o campeão da prova nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, ficou na sétima colocação no Japão.