A França conseguiu se vingar da Rússia após derrota na final das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Na decisão do handebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio, as francesas foram superiores e bateram o Comitê Olímpico Russo por 30 a 24. Com a vitória, as francesa conquistaram a primeira medalha de ouro na história do esporte. No último sábado, a equipe masculina também havia ficado com o ouro.
O primeiro tempo foi de bastante equilíbrio. Nos primeiros 30 minutos, a França estiveram sempre à frente do placar, mas com diferença pequena, que chegou a ser de apenas um gol em determinado momento. Ao fim da etapa inicial, o placar ficou em 15 a 13 para as francesas, com destaque para a pivô Pauletta Foppa, que marcou cinco gols.
Na segunda etapa, a França seguiu melhor e conseguiu ampliar a vantagem para seis gols. Além de Foppa, quem também cresceu foi Allison Pineau, que ajudou a equipe no ataque. Outro destaque da França foi a goleira Cléopatre Darleux, que pegou inúmeras bolas. Vedekhina, artilheira russa no jogo, até tentou, mas não conseguiu evitar a derrota.
Mais cedo, o bronze tinha ficado com a Noruega, que derrotou a Suécia por 36 a 19. Este foi o quarto pódio olímpico seguido no handebol feminino das norueguesas, após o ouro em 2008 e 2012 e o bronze em 2016 e agora.