Prova com alguma expectativa de medalha para o Brasil, a marcha atlética masculina de 20 quilômetros teve um resultado surpreendente, mas sem brasileiros no pódio. Quarto lugar nas Olimpíadas do Rio em 2016, Caio Bonfim ficou em 13º, com tempo de 1h21min21seg, e foi o melhor colocado dos representantes brasileiros. Matheus Corrêa terminou na 46ª colocação em 1h31min47seg e Lucas Mazzo foi um dos cinco atletas que não concluíram o percurso. O ouro ficou com Massimo Stano, da Itália, que não era um dos principais favoritos.
Durante mais da metade da prova, Kaihua Wang, da China, figurou na liderança com uma vantagem que parecia confortável em relação aos demais. Por volta da metade da corrida, formou-se um pelotão de sete atletas que se descolaram à frente dos demais e mantiveram-se na ponta da prova até a 17ª volta, quando o italiano Massimo Stano e os japoneses Toshikazu Yamanishi (líder do ranking mundial) e Koki Ikeda praticamente definiram o pódio.
Na última volta, Stano e Ikeda disputaram passo a passo o ouro olímpico, mas o italiano disparou no meio da última volta. O europeu concluiu a prova em 1h21min05seg. Ikeda terminou a prova nove segundos depois, ficando com a prata, seguido por Yamanishi, que conquistou o bronze.
A prova foi disputada em Sapporo, cidade que fica no norte do Japão, entre as 16h30min e as 18h pelo horário do japonês, quando os termômetros locais marcavam mais de 35ºC. A prova com 20 quilômetros de percurso foi disputada em um circuito de um quilômetro por volta.
Na marcha atlética, os competidores precisam se deslocar mantendo sempre pelo menos um dos pés em contato com o chão e mantendo uma angulação específica dos joelhos. Quem for flagrado pelos juízes cometendo alguma irregularidade, é penalizado, sendo que quatro advertências acabam desqualificando o atleta.
No programa olímpico, também há a marcha atlética de 50 quilômetros para os homens, que será disputada nesta sexta-feira (6), com início às 17h30min, pelo horário de Brasília, sem a participação de brasileiros. A prova feminina dos 20 quilômetros também será nesta sexta e começará às 16h30min, com o Brasil sendo representado por Erica Sena.