A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio ocorre apenas na sexta-feira (23), às 8h (horário de Brasília). Mas as disputas da 32ª Olimpíada da Era Moderna se iniciaram nesta terça-feira (20) — manhã de quarta-feira (21) no Japão. A maior competição esportiva, após correr risco de cancelamento e ser adiada em um ano, finalmente começou, mesmo com o mundo ainda sofrendo com a pandemia.
No primeiro evento dos Jogos, os anfitriões enfrentaram a Austrália, no softbol — que só tem disputas entre mulheres, já que a modalidade é uma espécie de versão feminina do beisebol, para efeitos de programa olímpico.
O palco da largada do softbol foi o Fukushima Azuma Baseball Stadium, em Fukushima, a 300km de Tóquio. Em 2011, Fukushima ficou conhecida em razão de um terremoto, seguido de tsunami e acidente nuclear — o maior desde Chernobyl, em 1986 — que resultou em mais de 18 mil mortes e milhares de desabrigados. Dez anos depois, a cidade se reergue para receber o primeiro evento das Olimpíadas.