A seleção brasileira de futebol feminino seguiu com a sua invencibilidade nas estreias das Olimpíadas. Os 5 a 0 contra a China na madrugada desta quarta-feira (21) garantiram a sequência sem derrotas nos primeiros jogos da competição. Com o resultado no Japão, são sete partidas, com cinco vitórias e dois empates.
Os gols feitos por Marta contra as chinesas, inclusive, a tornaram a primeira atleta a marcar em cinco edições diferentes do evento (Atenas, Pequim, Londres, Rio e Tóquio).
O futebol feminino foi incluído no programa olímpico nos Jogos de Atlanta, em 1996. Desde então, o Brasil esteve presente em todas as edições. Nos Estados Unidos, a seleção empatou com a Noruega, em Washington, em 2 a 2, com Pretinha marcando duas vezes.
Quatro anos depois, a equipe conseguiu sua primeira vitória em uma estreia de Olimpíadas, quando despachou a Suécia por 2 a 0, jogando em Melbourne. Pretinha também marcou neste jogo, e Kátia fechou o placar.
Em Atenas, nos primeiros Jogos Olímpicos de Marta, a camisa 10 brasileira marcou o gol solitário que deu a vitória para o Brasil contra a Austrália na primeira rodada da fase de grupos em 2004. Nas Olimpíadas de Pequim, foi a única vez que a seleção feminina passou em branco na estreia. Empate em 0 a 0 contra a Alemanha, da goleira Nadine Angerer e da atacante Birgit Prinz.
Em 2012, nos Jogos de Londres, a estreia que até esta quarta era a mais elástica de toda a história do futebol feminino brasileiro. Vitória contra Camarões pelo placar de 5 a 0, com gols de Franciele, Renata, Marta, duas vezes, e Cristiane, maior artilheira da história da Olimpíada, mas que está fora de Tóquio.
No Rio de Janeiro, casualmente, o Brasil também estreou contra as chinesas e, assim na partida no Japão, levou a melhor. Na ocasião, Mônica, Andressa Alves, que também marcou em Tóquio, e Cristiane marcaram para as brasileiras.
Confira as estreias da seleção feminina de futebol
- 1996 - 2 a 2 com a Noruega - Pretinha (2x)
- 2000 - 2 a 0 contra a Suécia - Pretinha e Kátia
- 2004 - 1 a 0 contra a Austrália - Marta
- 2008 - 0 a 0 com a Alemanha
- 2012 - 5 a 0 contra Camarões - Franciele, Renata, Marta (2x) e Cristiane
- 2016 - 3 a 0 contra a China - Monica, Andressa Alves e Cristiane
- 2020 - 5 a 0 contra a China - Marta (2x), Debinha, Andressa Alves e Bia Zaneratto