Oficialmente, o Brasil não está na final do ciclismo BMX nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Renato Rezende disputou a semifinal na madrugada desta sexta-feira (30), mas caiu na segunda corrida e não conseguiu uma boa colocação para avançar de fase.
Nesta modalidade, as quatro melhores colocações se qualificam para disputar o pódio. A final masculina aconteceu à 00h25min no horário de Brasília. Sem nenhuma brasileira, após a eliminação de Priscilla Carnaval nas quartas de final, a última etapa da competição feminina aconteceu na sequência, à 00h35min.
Na primeira descida, Renato largou bem e teve um ótimo desempenho na primeira reta e curva. Contudo, acabou segurando a velocidade e, com isso foi ultrapassado, terminando em quinto lugar com um tempo de 41seg641. O topo do ranking na bateria ficou com o holandês Niek Kimmann, com 39seg981.
Depois, na segunda corrida, Renato ficou em sétimo lugar, de um total de oito. Logo na largada já ficou em penúltimo e, depois de uma queda, não conseguiu avançar na colocação, terminando o trajeto em 1min28seg740. Na última, manteve a colocação: também não virou bem na curva e não acelerou muito, chegando na marca de 40seg992. Isso pode ter se dado ao fato de que ele já tinha percebido a pista escorregadia — antes da terceira rodada de sua bateria, o americano Connor Fields saiu sem terminar a prova depois de cair e se machucar gravemente.
Com o resultado, Renato ficou em sétimo lugar na classificação geral, com 20 pontos. Atrás dele, Corben Sarrah pontuou 22.
Os vencedores no BMX masculino
- Ouro: Niek Kimmann (Holanda)
- Prata: Kye White (Grã-Bretanha)
- Bronze: Carlos Alberto Ramirez (Colômbia)
As vencedoras no BMX feminino
- Ouro: Bethany Shriever (Grã-Bretanha)
- Prata: Mariana Pajon (Colômbia)
- Bronze: Merel Smulders (Holanda)