A fase de grupos do torneio de futebol feminino das Olimpíadas acabou nesta terça-feira (27) com as seis partidas dos grupos E, F e G e, com isso, todos os confrontos das quartas de final da competição foram definidos.
Os jogos da próxima fase serão todos na próxima sexta-feira, em quatro cidades diferentes no Japão: Yokohama, Kashima, Saitama e Miyagi.
Apenas uma seleção conseguiu manter os 100% de aproveitamento nos grupos: a Suécia venceu as três partidas — Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Classificaram-se as duas melhores seleções de cada grupo, além dos dois melhores terceiros (Japão e Austrália).
Como ficaram os confrontos das quartas de final
Canadá x Brasil - 5h - Estádio de Miyagi
As brasileiras irão abrir a fase de quartas de final contra as canadenses. O Brasil se classificou em segundo lugar no Grupo F, com sete pontos, a mesma pontuação da Holanda, mas atrás no saldo de gols.
A técnica Pia Sundhage poupou algumas jogadoras na partida contra a Zâmbia, a última na fase de grupos. Mesmo assim, o time conseguiu vencer por 1 a 0 as africanas. Marta e Andressa Alves são as artilheiras do Brasil na competição, com três e dois gols respectivamente.
O Canadá tem em sua atacante Sinclair a grande esperança de gols para a avançar para a próxima fase. Ela é a maior artilheira da história das seleções no mundo (entre homens e mulheres).
Quem vencer este confronto irá enfrentar Holanda ou Estados Unidos nas semifinais.
Grã-Bretanha x Austrália - 6h - Ibaraki Kashima
As britânicas avançaram em primeiro lugar no Grupo E, com sete pontos (duas vitórias e um empate), enquanto as australianas ficaram atrás de Suécia e Estados Unidos no Grupo G e avançaram na terceira posição. Lucy Bronze, pelo lado da Grã-Bretanha, e Sam Kerr, pelo lado da Austrália, são as estrelas das equipes.
Suécia x Japão - 7h - Estádio de Saitama
Depois de baterem os Estados Unidos na primeira rodada da fase de grupos por 3 a 0, as suecas mantiveram seu favoritismo na chave e avançaram com três vitórias e apenas dois gols sofridos. Elas tiveram a melhor campanha da fase inicial da competição. As japonesas só garantiram a classificação nesta sexta, quando venceram o Chile por 1 a 0 e confirmaram a terceira posição.
Holanda x Estados Unidos - 8h - Estádio de Yokohama
A partida marcará a reedição da última final da Copa do Mundo de futebol feminino, quando as americanas levaram a melhor ao vencerem por 2 a 0, com gols de Rapinoe e Lavelle. Invictas na fase de grupos, as holandesas querem aproveitar o momento de instabilidade dos Estados Unidos na competição para avançaram para as semifinais. A equipe norte-americana empatou na última rodada em 0 a 0 com a Austrália, enquanto a Holanda goleou a China por 8 a 2.