A Federação Internacional de Judô sorteou, na madrugada desta quinta-feira (22), as chaves olímpicas para os Jogos de Tóquio 2020. São 13 judocas brasileiros na delegação. Três estarão de "bye" na primeira rodada e começam a lutar na segunda fase — o que também ocorrerá com o Brasil na disputa por equipes.
Uma delas é a gaúcha Mayra Aguiar, na categoria até 78 quilos. A oitava no ranking da IJF irá aguardar a vencedora do confronto entre Munkhtsetseg Otgon, da Mongólia, e Inbar Lanir, de Israel. Mayra pode enfrentar a terceira do ranking, a alemã Anna Marie Wagner, já em sua segunda luta, as quartas de final, e a japonesa Shori Hamada, segunda, na semifinal.
Maria Suelen Altheman (acima de 78 quilos) e Rafael Silva (acima de 100 quilos) foram os outros dois brasileiros agraciados com a folga na primeira fase. A rival de Maria Suelen sai da luta entre Anamari Velensek, da Eslovênia, bronze nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, e Nina Cutro-Kelly, dos EUA. Já Baby, como é conhecido Silva, espera quem vencer entre Maciej Sarnacki, da Polônia, e Ushangi Kokauri, do Azerbaijão.
Porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura nesta sexta-feira, Ketleyn Quadros, atleta da Sogipa, fará sua estreia contra a hondurenha Cergia David. Ela pode cruzar na semifinal com Clarisse Agbegnenou, da França, número 1 do mundo, prata no Rio e cinco vezes campeã mundial.
A gaúcha Maria Portela começa a busca por medalha contra Nigara Shaheen, do Afeganistão, que compete sob a bandeira da Equipe Olímpica de Refugiados. Na semifinal, pode encontrar Margaux Pinot (FRA), atual 4 do mundo e bronze no Mundial em 2019.
No masculino, Daniel Cargnin (66 quilos) começa sua trajetória olímpica contra Mohamed Abdelmawgoud, do Egito. Caso passe, pode duelar com Manuel Lombardo (ITA), número 1 do mundo, nas quartas de final. O gaúcho está em sua primeira Olimpíada, assim como Rafael Macedo (90 quilos).
O paulista, que também é atleta da Sogipa, enfrenta Islam Bozbayev, do Cazaquistão. Macedo tem um caminho difícil em busca da medalha. Caso vença a primeira luta, encontrará Mammadali Amehdiyev, do Azerbaijão, 13º do mundo, e, na sequência, o número 1 Nikoloz Sherazadishvili (ESP).
Confira os confrontos de estreia
Eric Takabatake (60kg): Soukphaxay Sithisane, de Laos
Daniel Cargnin (66kg): Mohamed Abdelmawgoud, do Egito
Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg): Guillaume Chaine, da França
Eduardo Yudy Santos (81kg): Sagi Muki, de Israel
Rafael Macedo (90kg): Islam Bozbayev, do Cazaquistão
Rafael Buzacarini (100kg): Toma Nikiforov, da Bélgica
Rafael Silva (+100kg): bye, espera vencedor de Maciej Sarnacki (POL) x Ushangi Kokauri (AZE)
Gabriela Chibana (48kg): Harriet Bonface, de Malawi
Larissa Pimenta (52kg): Agata Perenc, da Polônia
Ketleyn Quadros (63kg): Cergia David, de Honduras
Maria Portela (70kg): Nigara Shaheen, do Afeganistão (compete pela bandeira dos refugiados)
Mayra Aguiar (78kg): bye, espera vencedora de Munkhtsetseg Otgon (MGL) x Inbar Lanir (ISR)
Maria Suelen Altheman (+78kg): bye, espera vencedora de Anamari Velensek (ESL) x Nina Cutro-Kelly (EUA)
Equipes mistas - bye, espera vencedor de Uzbequistão x Holanda