A seleção brasileira feminina de wrestling encerrou neste domingo (11) sua participação no Torneio Internacional Dan Kolov – Nikola Petrov, em Plovdiv, Bulgária, com três medalhas — uma de ouro e duas de prata.
Na categoria até 62 kg, a goiana Laís Nunes conquistou o título do estilo livre feminino. A goiana venceu todas as quatro lutas que disputou para ficar com a inédita medalha de ouro na carreira e na história do wrestling brasileiro.
— Este título é muito importante para minha preparação olímpica. Poder acumular o máximo de combates possíveis, testar o que tenho trabalhado e saber o que preciso melhorar foi o objetivo dessa competição. Dedico a Deus acima de tudo, ao time que esteve aqui comigo na Bulgária, Kamila, Giullia, Pedro, Roberta, e também ao time da São José de Wrestling .É um trabalho de todos, e quero que todos que torcem por mim e ajudam sintam-se participantes disso também— celebrou Laís, que já tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na caminhada até o título, Laís venceu a letã Alina Antipova, por 10 a 0; a venezuelana Nathaly Herrera, por 6 a 5; a colombiana, duas vezes medalhista olímpica (bronze em Pequim 2008 e Londres 2012) Jacqueline Rentería, por 9 a 0; e a sueca Johanna Mattsson, dona de duas medalhas de bronze em mundiais, por 4 a 3, após estar em desvantagem de 3 a 1.
Kamila Barbosa estreou na categoria até 50kg com vitória por encostamento sobre a letã Jekaterina Jermalonoka e só parou diante da equatoriana Lucia Yepez, que a venceu por superioridade técnica (10 a 0) e ficou com a medalha de ouro. Jermalonoka fechou o pódio da divisão de peso com a medalha de bronze.
— Estou feliz de poder subir ao pódio e poder compartilhar essa medalha com o meu povo brasileiro. Mas estou mais feliz ainda pela oportunidade de estar aqui, testando e preparando para o objetivo maior que é a classificação olímpica. Só tenho a agradecer a Deus, ao meu time São José Wrestling, ao Time Brasil e a CBW por poder estar aqui. Essa medalha vai para minha sobrinha Sarah, que fez aniversário neste sábado — comentou Kamila, após receber sua medalha de prata.
Já Giullia Penalber venceu duas das três lutas que disputou na categoria até 57kg do estilo livre feminino. Na estreia, a carioca perdeu por 5 a 0 para a búlgara Bibyana Dudova, tricampeã europeia. Mas se recuperou para garantir a medalha de prata ao vencer as húngaras Ramona Galambos e Erika Bognar, por 5 a 2 e encostamento, respectivamente. Dudova ficou com o ouro e Galambos, com o bronze.
Até o momento, o wrestling brasileiro possui três atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Eduard Soghomonyan na categoria até 130kg do estilo greco-romano; Laís Nunes nos 62kg e Aline Silva nos 76kg, ambas no estilo livre feminino.
O número poderá aumentar no Torneio Pré-Olímpico Mundial, em Sofia, na Bulgária, no mês de maio, que vai classificar dois atletas em cada categoria olímpica. Giullia Penalber e Kamila Barbosa vão seguir no país europeu em treinamento para esta competição.