O Brasil venceu as três provas finais do primeiro dia de competições do Bryan Clay Invitational, disputado no estádio da Azusa Pacific University, na Califórnia, Estados Unidos. A atração da sexta-feira (16) foi a estreia dos revezamentos 4 x 100 m masculino e feminino na temporada. A equipe brasileira participa do Camping Internacional de Treinamentos e Competições, em Chula Vista, também na Califórnia.
No primeiro teste, a equipe masculina, atual campeã mundial de revezamentos, foi a vencedora com 38seg66. O time foi formado por Rodrigo Nascimento, Felipe Bardi, Derick Souza e Paulo André Oliveira. A Academy of Art ( Grant Swinton , Daquan Berry, Kaze Poitier e Ajani Ince ficou na segunda colocação, com 41seg39. O pódio ainda teve a equipe da casa, a Azusa Pacific University.
Entre as mulheres, a equipe brasileira de Bruna Farias, Vitoria Rosa, Ana Carolina Azevedo e Rosângela Santos venceu com 43seg45, seguido da equipe da Azusa Pacific (Meagan Warwick, Jaylah Walker, Kiayra Holmes e Mechaela Hyacinth) com 45seg52. A terceira posição ficou com a Academy of Art.
No lançamento do disco, com uma marca de 57,92 m, a gaúcha Fernanda Borges foi a vencedora. Elle Alexander, da Azusa Pacific, ficou na segunda colocação, com 51,27 m, e Ana Tovi, sem equipe, fez 45,27 m e completou o pódio.
Os brasileiros também participaram de várias preliminares e garantiram classificação para as finais deste sábado (17) nos 100 m masculino e feminino, 110 com barreiras masculino, 400 m com barreiras masculino, 200 m masculino e feminino e 400 m masculino e feminino. As provas começarão às 19h (de Brasília).
A seleção brasileira de atletismo está treinando no Chula Vista Elite Athlete Training Center dentro do Programa de Preparação Olímpica (PPO), numa parceria entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que têm a cerimônia de abertura marcada para o dia 23 de julho.