O astro do Liverpool, Mohamed Salah, quer participar do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio com o Egito entre julho e agosto deste ano, disse o técnico Shawky Gharib nesta quinta-feira (25).
— Falo publicamente que gostaria de tê-lo durante a campanha olímpica e que ele não descartou, o que significa que também quer jogar conosco. A participação de Salah nos Jogos é apoiada pelo Estado, representado pelo Ministério dos Esportes e pela Federação Egípcia de Futebol, em nosso esforço comum para conquistarmos uma medalha olímpica no futebol pela primeira vez —disse Gharib à AFP.
Apesar da queda de rendimento do Liverpool neste ano, atualmente sétimo na Premier League, Salah divide com Harry Kane, do Tottenham, a artilharia com 17 gols.
Seu desempenho é bastante regular, com 25 gols contando todas as competições deste ano, número que atinge pela terceira vez em quatro temporadas.
— Salah, um dos três melhores jogadores do mundo, vai levar os 'faraós' a outro patamar nos Jogos. A presença dele fará a diferença — acrescentou Gharib, lembrando o exemplo de Neymar, grande protagonista da medalha de ouro alcançada pelo Brasil nos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.
Se realmente disputar os Jogos, o camisa 11 não estará estreando no evento. Em 2012, com apenas 20 anos, ele disputou os Jogos de Londres e foi um dos destaques da campanha do Egito, que terminou a fase classificatória em segundo lugar no Grupo C, atrás apenas da Seleção Brasileira. Porém, os egípcios foram eliminados pelo Japão nas quartas de final e Mo Salah deixou a Olimpíada com três gols marcados.
* AFP