O brasileiro Thiago Braz, medalha de ouro na prova do salto com vara nos Jogos Olímpicos Rio 2016, conquistou nesta sexta-feira (12) o bronze da Orlen Cup, etapa da série bronze do World Athletics Indoor Tour (IAAF), disputada na cidade de Lodz, na Polônia.
Com um salto de 5,80 m, o paulista de 27 anos obteve seu melhor resultado do ano. O norte-americano Sam Kendricks, bicampeão mundial da prova (Londres-2017 e Doha-2019), foi o vencedor, com 5,86 m. Ele ainda tentou passar a marca de 6,02 m sem sucesso. O filipino Ernest-John Obiena, companheiro de treinamento de Thiago Braz, em Formia, na Itália, ficou em segundo lugar, com a mesma marca do campeão.
Nesta semana, na última terça, no Meeting Liévin Hauts-de-France Pas-de-Calais, na França, Thiago havia saltado 5,60 m, e terminado em quinto lugar em sua estreia na temporada.
Em Lodz, o recordista sul-americano e olímpico com 6,03m, teve boa recuperação e passou os 5,40 m de primeira, mas precisou de três tentativas para superar 5,60 m. O mesmo ocorreu em 5,72 m, ultrapassando a barra no último salto. Já em 5,80 m, passou na segunda chance. Na sequência, o brasileiro não conseguiu ultrapassar o sarrafo em 5,86 m, errando as três oportunidades.
Thiago Braz voltará a competir na próxima quarta-feira (17), na Copernicus Cup, em Toruń , também na Polônia.