O ciclista brasileiro Henrique Avancini venceu, nesta sexta-feira (2), o short track da Copa do Mundo de Mountain Bike, disputada em Nové Mesto, na República Tcheca. Com desempenho excepcional, o carioca de 31 anos fez uma corrida consistente para ficar com o título. Entre as mulheres, a britânica Evie Richards faturou o primeiro lugar.
— É um terreno de alto nível e todo mundo estava preparado para isso, então, não é fácil, talvez, mais difícil do que nunca competir nesta situação. Em toda a corrida, eu respondi aos ataques, fiz alguns movimentos, vi a corrida de frente e estou muito, muito feliz com essa vitória — afirmou Avancini.
Número dois do ranking mundial, o brasileiro começou a prova em um ritmo forte, mantendo-se próximo aos líderes. No início da segunda volta, assumiu a primeira colocação e passou a travar uma árdua disputa pela dianteira, com o suíço Nino Schurter, ouro nos Jogos Rio 2016 e número um do mundo, o holandês Vader Milan e o mexicano Gerardo Ulloa.
O atleta do México tentou uma ultrapassagem sem sucesso, na última volta, e ficou para trás. No sprint final, Avancini manteve o ritmo para cruzar em primeiro, com o tempo de 19min02seg, após análise da foto da chegada. O suíço Thomas Litscher e o alemão Maximilian Brandl completaram o pódio. Outro brasileiro na prova, Guilherme Muller terminou em 29º lugar.
Esta foi a terceira conquista na carreira de Henrique Avancini, que também venceu o short track da etapa de Andorra em 2018 e 2019. A vitória desta sexta garantiu ao brasileiro o direito de largar na liderança na disputa da prova olímpica de mountain bike, que será disputada no domingo (4), às 10h (de Brasília), também Nové Mesto.
Na prova feminina Evie Richards venceu com o tempo de 19min32seg. A francesa Pauline Ferrand-Prevot e a austríaca Laura Stigger chegaram a seguir. As brasileiras Raiza Goulão e Letícia Soares finalizaram em 38º e 39º lugar, respectivamente.
Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2019, Avancini tem vaga assegurada para os Jogos Olímpicos de Tóquio pelo ranking mundial.