O retorno de Hugo Calderano após três meses sem competir devido à pandemia do novo coronavírus foi marcado pela emoção. Nesta quinta-feira (11), o sexto colocado do ranking mundial ajudou sua equipe, o Liebherr Ochsenhausen, a vencer, de virada, por 3 a 2, o Borussia Düsseldorf, pela semifinal da Bundesliga, a liga alemã de tênis de mesa.
Sexto colocado do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Hugo foi duas vezes à mesa. Em seu primeiro jogo, foi superado pelo sueco Kristian Karlsson, 24º do mundo, por 3 sets a 1 (8/11, 11/6, 13/15 e 8/11). Na sequência, o carioca bateu o alemão Timo Boll, ex-líder do ranking mundial e atual 10º na classificação da ITTF, por 3 a 2 (11/9, 9/11, 13/11, 4/11 e 11/8).
Na decisão, no domingo (14), às 9h (de Brasília), o time do brasileiro defenderá o título nacional diante de Saarbrücken, em uma reedição da final da temporada passada. As finais serão transmitidas ao vivo em hugocalderano.com.
Com vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Hugo Calderano não atuava desde o Aberto do Catar, na primeira semana de março. Desde então, ele vinha treinando em Ochsenhausen, na Alemanha, onde mora. No início da pandemia, o brasileiro adaptou sua rotina ao levar uma mesa para dentro de casa, mas, há cerca de um mês e meio, recebeu autorização para retomar as atividades no ginásio do clube.
O Circuito Mundial segue suspenso por conta da pandemia. A ITTF, no entanto, garante se manter "esperançosa" de que a retomada das competições possa acontecer no último trimestre deste ano. A entidade também avalia a possibilidade alternativa de realizar eventos regionais ainda em 2020.