Um importante integrante do Comitê Olímpico Internacional (COI) disse nesta terça-feira (25) que, se ficar comprovado que a epidemia de coronavírus tornou-se perigosa demais, é mais provável que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seja cancelado do que transferido de local ou adiado.
— Vai chegar o momento em que as pessoas vão ter de perguntar: "Essa situação está sob controle o suficiente e nós podemos ficar confiantes sobre ir a Tóquio?" — questionou o canadense Dick Pound, membro do COI desde 1978, o que o torna o mais antigo ainda em atividade no Comitê.
Para ele, o mês de maio será a data limite para uma definição a respeito da manutenção dos Jogos.
— Várias coisas têm de começar a acontecer (nessa época). Você tem de começar a elevar a segurança, a comida, a Vila Olímpica, os hotéis. As pessoas de mídia deverão estar lá construindo seus estúdios. Se os Jogos não puderem ir adiante como planejado, provavelmente deveremos olhar para um possível cancelamento — completou ele, em entrevista à Agência Associated Press.
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a epidemia de coronavírus já matou cerca de 2,6 mil pessoas ao redor do mundo, a maioria na China. Além de países asiáticos, já foram identificados casos na Europa. Apenas na Itália são 322 infectados e 11 mortos.
Nesta semana, Kuwait, Bahrein, Afeganistão, Iraque e Omã registraram seus primeiros infectados.
Pound pondera que, pelas informações disponíveis por enquanto, quem deseja ir para Tóquio deve manter os planos. A Olimpíada receberá 11 mil atletas para o período de 24 de julho a 9 de agosto. Outros 4,4 mil devem estar na Paraolímpiada, de 25 de agosto a 6 de setembro.
Em mensagem enviada à agência de notícias AFP, a organização dos Jogos afirma que o cancelamento ou adiamento jamais esteve em pauta e que a programação continua como prevista.
"Nós nunca discutimos o cancelamento da Olimpíada. A organização da Tóquio 2020 seguirá colaborando com o Comitê Olímpico Internacional e com órgãos relevantes em relação a quaisquer medidas preventivas que possam ser necessárias até lá. A prevenção de doenças contagiosas constitui uma importante parte no nosso plano de sediar os Jogos Olímpicos com total segurança", diz o texto da assessoria do evento.
A versão moderna dos Jogos Olímpicos, iniciada em 1896, foi cancelada apenas em 1940 e 1944, por causa da Segunda Guerra Mundial. Para Pound, o futuro da Olimpíada em Tóquio não depende do COI, e sim do desenvolvimento ou não do coronavírus.
— Se virar algo semelhante à gripe espanhola na questão da letalidade, então todos terão de tomar seus remédios — completa, se referindo a medidas que podem levar ao cancelamento dos Jogos.
A gripe espanhola foi uma pandemia que, em 1918 e 1919, matou entre 50 e 100 milhões de pessoas ao redor do mundo.