As duplas brasileiras largaram bem no Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2020, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze, na etapa disputada em Coquimbo, no Chile, que foi encerrada no domingo (9).
No torneio feminino, Andressa e Vitoria subiram ao lugar mais alto do pódio já no segundo torneio da dupla recém-formada. Após terem conquistado um quinto lugar no Circuito Brasileiro Open, a parceria superou as argentinas Ana Gallay e Cecilia Peralta por 2 sets a 1 (16/21, 21/16 e 15/13), garantindo a medalha de ouro. O pódio teve outra dupla da Argentina, Virginia Zonta e Brenda Churin, que superou as chilenas Chris Vorpahl e Francisca Rivas por 2 a 1 (17/21, 21/13 e 15/10).
— Foi um jogo bastante difícil, as meninas argentinas jogaram muito bem, Gallay é uma atleta muito experiente. Acho que a chave foi Vitoria e eu jogarmos muito juntas, conversando e tentando uma ajudar a outra. Acreditamos durante toda a partida, conseguimos sair das dificuldades por estarmos unidas. Essa cumplicidade ajuda a segurar a pressão dentro de quadra —avaliou Andressa.
Entre os homens, o Brasil ocupou duas posições no pódio, com Ricardo/Vitor Felipe e Pedro Solberg/Guto, que garantiram as medalhas de prata e bronze, respectivamente. O ouro ficou com os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt, que venceram a decisão por 2 sets a 1 (14/21, 21/19 e 15/6).
— Estamos muito emocionados e felizes com este triunfo. Dedicamos a todos os torcedores que vieram nos apoiar e que nos levantaram no momento em que a partida estava muito difícil. Este título nos deixa muito animados para iniciar o circuito mundial, onde buscaremos a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 —disse Esteban Grimalt.
Campeão olímpico em Atenas 2004, prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008, o veterano Ricardo fez questão de ressaltar o apoio do público chileno aos jogadores da casa.
— Jogamos uma partida muito emocionante contra a dupla do Chile, que teve o apoio de todo o público. Dominamos no começo, mas infelizmente depois não conseguimos manter o nível - comentou o jogador de 45 anos.
Na disputa de bronze, Pedro Solberg e Guto superaram os argentinos Julián Azaad e Nicolás Capogrosso por 2 sets a 0, com um duplo 21/17.
A próxima etapa do Circuito Sul-Americano, que conta com cinco etapas, acontece de 13 a 15 de março, em Lima, no Peru. Com o resultado deste domingo, o Brasil larga na liderança do ranking feminino, com 200 pontos, e aparece em segundo lugar no ranking masculino, com 180 pontos, 20 a menos que o Chile.