Em pleno ano olímpico, os gaúchos terão uma oportunidade imperdível de acompanhar uma das mais tradicionais e importantes competições de atletismo da América Latina. Pela primeira vez em quatro décadas, Porto Alegre voltará a receber o Troféu Brasil. No dia 8 de janeiro, a CBAt, a confederação brasileira da modalidade, anunciou que o evento será organizado na Sogipa de 7 a 10 de maio.
A menos de três meses dos Jogos de 2020, será uma rara chance para ver de perto os principais atletas do país. Desde a sua primeira edição, em 1945, o campeonato que hoje reúne mais de cem agremiações e 700 competidores de todo o Brasil foi organizado uma única vez na Capital. Em 1976, as disputas tiveram como palco a antiga pista de carvão do Estádio José Carlos Daudt, instalação com capacidade para 5,5 mil torcedores encravada na Sogipa, no bairro São João.
Desta vez, nomes como o de Thiago Braz, ouro no salto com vara nos Jogos do Rio 2016, e o de Darlan Romani, esperança de medalha olímpica no arremesso de peso, deverão figurar nas listas de entrada da competição. Promessas do esporte, como Alisson Brendon dos Santos, finalista dos 400m com barreiras no Mundial de 2019, também prometem pisar agora na moderna pista emborrachada do estádio sogipano — o trio acima, por sinal, integra a forte equipe do Pinheiros-SP, atual tetracampeão do Troféu Brasil, que tentará manter a hegemonia nacional. O sogipano Almir Júnior, prata no Mundial indoor de 2018 e campeão do salto triplo no Troféu Brasil do ano passado, fará as honras da casa.
— O público e os amantes do esporte, não somente do atletismo, vão ter uma oportunidade ímpar de ver os melhores atletas do Brasil no momento, todos aqueles que estão classificados para os Jogos Olímpicos e os que estarão procurando, ainda, as últimas vagas na equipe brasileira — destaca José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, treinador da Sogipa e também da CBAt.
Muitas vezes esvaziado devido à concorrência com o calendário de meetings internacionais, o Troféu Brasil deste ano terá papel estratégico: será uma das últimas chances de obtenção de índice para Tóquio. O prazo de qualificação se encerrará no final de junho, e até o momento 16 brasileiros já estão classificados para a Olimpíada.
Nas provas do revezamento, então, a competição será decisiva. O Brasil já assegurou a participação em duas provas: 4x100m masculino e 4x400m misto. Mas a vaga é do país e não dos atletas, e caberá à CBAt convocar os velocistas titulares e reservas conforme critérios técnicos. Por isso, o desempenho na pista da Sogipa terá peso importante na escolha.
Para tirar a competição do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, mantido pela CBAt em Bragança Paulista — o estádio da cidade paulista sediou as duas últimas edições do Troféu Brasil —, a Sogipa teve de cumprir as exigências de um caderno de encargos recheado com mais de 40 itens, entre eles a montagem de estruturas temporárias e a instalação de uma área de aquecimento para os atletas anexa ao estádio.
Convênio
Mas a nova pista azul de atletismo — fabricada por uma empresa suíça e inaugurada em 2016 — foi a melhor carta de recomendações que o clube gaúcho poderia apresentar. A estrutura é fruto de convênio firmado com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que no atual ciclo olímpico (2016-2020) injetou quase R$ 9 milhões na Sogipa para compra de equipamentos e materiais esportivos, custeio de treinadores e de equipes multidisciplinares e participação em competições, bancando despesas dos atletas com passagens, hospedagem e alimentação — em contrapartida, o clube se compromete a investir na formação de atletas de alto rendimento.
— A pista tem padrão "A", pode receber qualquer competição internacional — diz o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, que fez questão de sublinhar a importância do convênio para o desenvolvimento do esporte: — A Sogipa é hoje a menina dos olhos do CBC.
— O clube está muito orgulhoso de poder sediar essa competição. A cidade não vivia esse clima de receber um evento esportivo tão importante em nível nacional há muitos anos _ afirma Carlos Wüppel, presidente da Sogipa.
Então, marque na agenda: Troféu Brasil, de 7 a 10 de maio. A elite do atletismo brasileiro, às vésperas da Olimpíada, estará em ação em Porto Alegre.