As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze estão em segundo lugar na disputa do Campeonato Mundial de vela da classe 49er FX. Neste sábado (7), em Auckland, Nova Zelândia, as campeãs olímpicas nos Jogos Rio 2016 obteve um 15º e um 14º lugar nas regatas da flotilha de ouro e deixou a liderança da competição, que agora pertence as as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz, atuais campeãs mundiais.
O título mundial será definido na regata de medalha, que será disputada no domingo (8). As norueguesas Helene Naess e Marie Ronningen também ainda tem chances de ficar com a medalha de ouro.
Na disputa masculina, os brasileiros Marco Grael e Gabriel Borges estão apenas em 20º lugar na disputa do 49er e não tem mais chances de medalha. A classe é liderada pelos neozelandeses Peter Burling e Blair Tuke, seguidos pelos alemães Erik Heil e Thomas Ploessel e pelos britânicos Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell.
O Brasil ainda tem uma outra chance de pódio em Auckland. O gaúcho Samuel Albrecht e a carioca Gabriela Nicolino, dupla que representa o Veleiros do Sul, ocupam a sexta posição e estão a 11 pontos dos dinamarqueses Lin Cenholt e Cp Lübeck, que estão em terceiro. A primeira colocação é dos italianos Vittorio Bissaro e Maelle Frascari, seguidos pelos australianos Jason Waterhouse e Lisa Darmanin.
A disputa do Mundial é decisiva na classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A competição distribui quatro vagas na classe 49er, cinco na Nacra e outras seis na 49erFX. Os velejadores brasileiros que participam do evento em Auckland já tem suas vagas asseguradas pelo desempenho em outros torneios qualificatórios.