Ketleyn Quadros conquistou a primeira medalha do Brasil no Grand Slam de judô de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, nesta sexta-feira (25). A competição tem a participação de 603 judocas de 104 países e soma pontos no ranking mundial, que definirá os classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Aos 32 anos, a judoca da Sogipa, que ocupa o terceiro lugar na classificação mundial, fez uma grande campanha na categoria meio-médio (63 kg). Na estreia, venceu a norte-americana Hannah Martin, bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima deste ano, após forçar três punições (shidos) para a rival. Logo depois, bateu a austríaca Kathrin Unterwurzacher com um rápido ippon, em apenas sete segundos de combate.
Em sua terceira apresentação, Ketleyn foi superada pela eslovena Tina Trstenjak, atual campeã olímpica e ouro no Mundial de 2015, que venceu por ter shido. Com a derrota, a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, foi para a repescagem e venceu a camaronesa naturalizada italiana Edwige Gwend, por ippon, depois de 37 segundos.
Na disputa por um lugar no pódio, Ketleyn Quadros encarou a mexicana Prisca Awiti- Alcaraz e venceu novamente por ippon, em 2min55seg de luta.
A campeã foi Tina Trstenjak, que bateu a cubana Maylin Del Toro na decisão. A chinesa Junxia Yang ficou com a outra medalha de bronze em disputa.
Mais cinco brasileiros estiveram em ação nesta sexta, sendo três deles da Sogipa. Maria Portela não passou da estreia na categoria médio (70 kg), depois de um longo golden score contra a espanhola Sara Rodríguez. No leve (73 k), David Lima parou na estreia diante do espanhol Salvador Cases Roca, enquanto o meio-médio (81 kg) João Macedo não passou da segunda rodada, ao ser batido pelo turco Vedat Albayrak. Além dos atletas do clube gaúcho, Marcelo Contini perdeu na primeira luta do peso leve e Leandro Guilheiro ficou na estreia do meio-médio.
O Grand Slam de Abu Dhabi será encerrado neste sábado, com a participação de mais dois brasileiros. No peso pesado (+78kg), a paulista Maria Suelen Altheman irá estrear contra a holandesa Tessie Savelkouls, e no meio-pesado (100kg) Rafael Buzacarini começará diante do austríaco Aaron Fara.