A terceira etapa do Circuito Nacional de esgrima foi encerrada, no domingo (2), na sede Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União. O torneio foi o último antes da convocação da seleção brasileira que participará dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, entre 26 de julho e 11 de agosto.
Sem surpresas, os líderes do ranking e favoritos para figurarem na lista do Pan foram os ganhadores. Com vitória sobre a gaúcha Gabriela Cecchini, por 15 a 9, Bia Bulcão (Pinheiros-SP) venceu a disputa do florete. Outras duas atletas da casa, Mariana Pistoia e Ana Luiza Toldo completaram o pódio.
— Entrei num ritmo mais alto, tanto na pule quanto nas primeiras eliminatórias. Posteriormente, acabei não jogando no mesmo nível que comecei, até pela sequência dos combates. Na hora certa, na semifinal, eu fiz o que tinha que ser feito e consegui a vitória. Já contra a Cecchini, não deixei ela ficar tão próxima no placar —disse Bia, após a conquista.
Representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres-12 e Rio de Janeiro-16, o paranaense Athos Schwantes levou o ouro na disputa da espada. Na final, o esgrimista da Academia Mestre Kato venceu o colega de equipe Gabriel Bonamigo. Alexandre Camargo, também do clube paranaense, e Luiz Rodrigues, do Pinheiros, levaram o bronze.
Outra vitória de um clube do Paraná veio com Amanda Simeão, do GCC Graciosa, que derrotou venceu Katherine Miller (Círculo Militar-PR), na espada feminina. Marcela Silva (Pinheiros-SP) e Victoria Vizeu (Paulistano) dividiram o terceiro lugar.
Em uma final paulista, Enzo Bergamo (Paulistano) superou Bruno Pekelman (Pinheiros) e levou o título no sabre, que ainda teve Enrico Pezzi, da Sogipa, e Henrique Garrigos (Paulistano) no pódio.
O Pinheiros dominou a prova do florete masculino e teve três atletas no pódio: Heitor Shimbo venceu Pierre Souza na decisão e Julien Baneux ficou em terceiro, ao lado de Pedro Marostega, do Grêmio Náutico União.
Já no sabre feminino, quem levou três medalhas foi o Paulistano, que teve Karina Trois vencendo Florencia Garcia na decisão e Luiza Lee dividindo o bronze com Luana Pekelman, do Pinheiros.