A seleção brasileira feminina de vôlei enfrenta a República Dominicana, nesta quarta-feira (22), às 20h, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. A partida é válida pela segunda rodada da fase classificatória da Liga das Nações.
Na estreia, o Brasil levou a melhor sobre a China, por 3 sets a 0 (25/15, 25/21 e 25/21), diante de 5.982 torcedores. As dominicanas também começaram na competição com resultado positivo sobre a Rússia por 3 sets a 1 (25/21, 22/25, 25/18 e 28/26).
Com 20 acertos (18 de ataque e dois de bloqueio), a ponteira Gabi Guimarães foi a maior pontuadora do confronto. A oposta Paula Borgo, com 16, e a central Mara, com 12 pontos, também foram destaques.
Para o técnico José Roberto Guimarães, o bom início da equipe passou pela defesa.
— A China tem um volume defensivo muito bom, então precisamos forçar mais o nosso saque. Nosso sistema defensivo se apresentou muito bem hoje, permitindo que o nosso contra-ataque fosse mais eficiente. Nós não temos o time mais alto da competição, por isso precisamos imprimir muita velocidade para nos sobressairmos. A defesa também foi um ponto alto do nosso time hoje.
Contra a República Dominicana, que é treinada pelo brasileiro Marcos Kwiek, Zé Roberto acredita que será necessário manter o saque forçado e o bom trabalho defensivo.
— O treinador da República Dominicana conhece bastante as nossas jogadoras. É um time de força e que tem um bom ataque. Vamos precisar continuar sacando e defendendo bem.
A Liga das Nações é apontada como preparação para a disputa do torneio Pré-Olímpico, que será realizado em Belo Horizonte, de 2 a 4 de agosto. O Brasil terá como adversários a própria República Dominicana, Azerbaijão e Camarões. O vencedor irá se classificar para os Jogos de Tóquio 2020.