O Brasil já tem um ouro garantido antes mesmo do fim do primeiro evento-teste da vela para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Dominantes durante toda a semana, Martine Grael e Kahena Kunze entram na regata da medalha da madrugada deste sábado para domingo, às 3h15 (de Brasília), com a primeira posição garantida na classe 49er FX, com 11 pontos perdidos. A disputa na raia de Enoshima, no Japão, é a mais importante competição de 2018 no caminho rumo aos Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira, o mau tempo cancelou as regatas, o que confirmou que as atuais campeãs olímpicas não podem mais ser alcançadas pelas rivais.
- A gente nunca venceu um campeonato por antecipação, é o primeiro. Para a gente é bem importante saber que consegue velejar bem na raia olímpica. Fizemos uma preparação boa para cá - afirmou Martine Grael.
Para Kahena, a semana foi extremamente positiva.
- Estou muito feliz. A gente teve uma semana muito produtiva, velejou com a cabeça. Apesar do tempo que ficamos sem velejar juntas, estamos muito sincronizadas e conseguimos fazer um belo campeonato.
As campeãs olímpicas foram líderes de ponta a ponta no campeonato. Venceram quatro das sete regatas disputadas e terminaram a fase de classificação bem à frente das adversárias mais próximas, as britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey (37 pontos perdidos). Assim, Martine e Kahena entram na regata da medalha já com o título nas mãos.
A Equipe Brasileira de Vela também está na disputa por medalha na classe Finn, com Jorge Zarif. O velejador brasileiro aparece em terceiro lugar na classificação, com 23 pontos perdidos. A regata decisiva está marcada para domingo. Na RS:X feminina, Patrícia Freitas encerrou nesta sexta-feira sua participação em 12º lugar.
O evento-teste reúne 466 velejadores de 44 países. As regatas acontecem na raia de Enoshima, a mesma dos Jogos de Tóquio, com as disputas por medalha previstas para sábado e domingo. A competição reúne as dez classes do programa olímpico: RS:X masculina, RS:X feminina, Laser, Laser Radial, Finn, 470 masculina, 470 feminina, 49er, 49er FX e Nacra 17.