As atuais campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze se mantiveram na liderança nesta quarta-feira do evento-teste da vela para os Jogos de Tóquio 2020. As brasileiras venceram duas das três regatas do segundo dia da competição que acontece na baía de Enoshima e também é válida pela primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade.
Na última terça-feira (11), a dupla que compete na classe 49er FX venceu a primeira regata do evento, terminaram a segunda em quinto lugar e finalizaram o dia com uma segunda posição, sendo que nesta disputa o pior dos três resultados é descartado. Já nesta quarta-feira (12), elas descartaram um 13º lugar, somando apenas dez pontos perdidos no evento até agora.
As medalhistas de ouro na Olimpíada Rio 2016 estão logo à frente das neozelandesas Alexandra Maloney e Moly Meech, que contabilizam 22 pontos perdidos e ocupam a segunda posição. Elas, por sua vez, foram medalhistas de prata os Jogos Olímpicos realizados no Brasil.
Este evento-teste para Tóquio-2020 é apenas a segunda competição disputada pela dupla brasileira em 14 meses, já que na temporada passada Martine optou por participar da Volvo Ocean Race. Novamente ao lado de Kahena, ela voltará a competir nesta quinta-feira (13) na baía de Enoshima, onde estão previstas a realização de mais três regatas no dia. Esta classe 49er FX conta com 24 barcos e a medal race, que definirá o pódio, está programada para ocorrer neste sábado (15).
Demais brasileiros na competição
A Patrícia Freitas, na classe RSX, terminou a segunda regata do dia na vice-liderança, mas foi apenas a 16ª colocada nas outras duas. Assim, passou a ter 66 pontos perdidos e caiu da sexta posição na classificação geral para a oitava nesta quarta. A liderança é ocupada pela chinesa Yunxiu Lu, com 31 pontos desperdiçados.
Já entre os homens, o brasileiro Jorge Zarif brilhou ao saltar da sétima posição no geral, posto no qual terminou a terça-feira, para a vice-liderança na classe Finn. Ele fechou a primeira regata desta quarta em terceiro lugar e depois foi o vencedor da segunda e última do dia. Assim, tem apenas 18 pontos perdidos e só está atrás do britânico Giles Scott, campeão olímpico nos Jogos do Rio, que se manteve na ponta.