Os ventos desta quinta-feira (9) no Mundial de Classes Olímpicas de Vela trouxeram bons resultados para os atletas brasileiros. Na baía de Aarhus, na Dinamarca, o país assegurou a presença em duas classes nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: na classe Laser, com João Pedro de Oliveira; e na classe 49er FX, com as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze.
A dupla feminina brasileira ficou na sexta posição, com 97 pontos perdidos. Com o resultado, Grael e Kunze avançaram para a disputa da regata de medalha da competição que acontece neste sábado (10).
— Durante a semana inteira as regatas foram bem difíceis. Estamos felizes por ter cumprido nosso objetivo, que era classificar o país, e depois ainda ter chance de melhorar mais um pouquinho na medal race — disse Martine Grael.
A outra vaga olímpica, na Laser, conquistada por João Pedro de Oliveira, classificou o Brasil para os Jogos de Tóquio. Porém, nesse caso, a vaga não é garantida para o atleta e será disputada também por outros compatriotas no Mundial de Laser de 2019.
O Mundial de Classes Olímpicas continua nesta sexta-feira, dia 10, com o Brasil ainda na briga por classificação nas classes 49er, Nacra 17 e RS:X feminina.
Demais brasileiros
- Fin
Jorge Zarif terminou o Mundial em 18ª colocação, a dez posições da vaga olímpica. O brasileiro, no entanto, terá outras duas oportunidades de tentar vaga para Tóquio. Quatro vagas estarão em jogo no Mundial do ano que vem, e uma na seletiva sul-americana.
- 470 Feminina
As gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram na 14ª colocação, a cinco pontos da vaga olímpica. Mas também possuem outras oportunidades: o Mundial do ano que vem distribuirá outras seis vagas, e a seletiva sul-americana mais uma.
- 470 Masculino
Os gaúchos Geison Mendes e Gustavo Thiesen terminaram em 34º lugar. E a dupla Henrique Haddad e Felipe Brito finalizaram a disputa em 39º.
- Nacra 17
A dupla formada pelo gaúcho Samuel Albrecht e pela carioca Gabriela Nicolino esteve na liderança da competição nesta quinta-feira (9), mas caiu para a quarta colocação. Ainda restam três regatas (de 14) para o fim da fase de classificação.
- 49er
Marco Grael e Carlos Lorente aparecem em 16º lugar na classificação geral e ainda sonham com vaga em Tóquio.
- Kiteboarding
Cláudio Cruz acabou a competição em 57º, com 254 pontos perdidos.
- Laser Radial
Gabriela Kidd terminou a disputa em 68º lugar, com 222 pontos perdidos.
- RS:X Masculino
Brenno Francioli está em 71º, com 223 pontos perdidos, e não sonha com a vaga nesta competição.
- RS:X Feminino
Patrícia Freitas obteve um segundo lugar na última regata do dia e agora ocupa a 22ª colocação, com chances de obter uma vaga para o Brasil nos Jogos de Tóquio. A fase classificatória da Laser Radial chegou ao fim com Gabriela Kidd em 68º lugar. Já Cláudio Cruz foi 57º colocado no kiteboard masculino.