O Brasil perdeu para o Canadá, por 85 a 77, em sua primeira partida na segunda fase das eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete masculino. Na quinta-feira (13), à noite, em Laval, cidade localizada ao norte de Montreal, a equipe comandada pelo croata Aleksandar Petrovic até fez um confronto equilibrado contra os donos da casa, chegou a liderar o placar em boa parte do primeiro quarto, mas não resistiu ao time canadense, que tem um elenco recheado de jogadores da NBA.
Com uma postura agressiva na defesa e um bom aproveitamento ofensivo, o Brasil impôs dificuldades ao Canadá nos 10 minutos iniciais e conseguiu encerrar o período com apenas três pontos de desvantagem (22 a 19). Porém, no começo do segundo quarto, os donos da casa se aproveitaram de algumas falhas na marcação brasileira e abriram 26 a 19 no marcador. Logo depois, os brasileiros ainda conseguiram reagir e igualaram o placar. Porém, um inspirado ala Kelly Olynyk, que defende o Miami Heat, anotou sete pontos seguidos e recolocou os donos da casa em vantagem. A partir daí, os canadenses mantiveram o controle e foram para o intervalo vencendo por oito (41 a 33).
Na volta para o segundo tempo, o Brasil não conseguiu manter o mesmo equilíbrio e o Canadá, liderado pelos armadores Kevin Pangos (Barcelona) e Cory Joseph (Indiana Pacers), não encontrou dificuldade para pontuar e abriu 13 pontos, a maior diferença da partida. Do lado brasileiro, o ala Leandrinho Barbosa e os reservas Leo Meindl e Yago se encarregaram de comandar uma nova tentativa de reação, que redundou em uma diferença reduzida para para apenas quatro (60 a 56). Mas a desatenção e os erros voltaram a punir a Seleção Brasileira, que viu os canadenses encerrarem o terceiro período com os mesmos oito pontos de vantagem (64 a 56).
Os dez minutos finais foram mais uma vez de um Brasil buscando encostar no marcador e de um Canadá seguro, especialmente no ataque. Desta forma, a diferença seguiu a mesma até o último segundo e com 85 a 77, o time canadense assumiu a liderança do grupo F, com 13 pontos, superando a Venezuela, que derrotou as Ilhas Virgens (87 a 73), em Caracas, nos critérios de desempate.O Brasil está em terceiro com 12, mesma pontuação da República Dominicana, que fez 71 a 46 sobre o Chile, em Santo Domingo. Os três primeiros garantem vaga direta para a Copa do Mundo de 2019, que será disputada na China.
Na partida contra o Canadá, Leandrinho Barbosa foi o cestinha brasileiro com 18 pontos, seguido do armador Marcelinho Huertas que fez 14 e ainda deu 12 assistências para completar um duplo-duplo. Na equipe canadense, Kelly Olynyk marcou 20 pontos e pegou impressionantes 19 rebotes, enquanto Cory Joseph terminou com 16 pontos e 10 assistências e o pivô Tristan Thompson (Cleveland Cavaliers) contribuiu com 10 pontos e 12 rebotes.
Autor de 10 pontos, o pivô Anderson Varejão destacou o equilíbrio do confronto, mas ressaltou que alguns erros impediram a Seleção de conquistar um melhor resultado.
- Foi um jogo muito disputado do início ao fim, e infelizmente não tivemos a tranquilidade de manter o ritmo que tivemos no início do jogo. No final eles acabaram abrindo uma maior vantagem com as bolas de três e isso nos deixou sem reação. O objetivo agora é entender o que precisamos fazer nesse momento para que não haja esses erros novamente - disse o jogador do Flamengo.
O Brasil voltará a quadra no próximo domingo (16), às 21h, na Arena Goiânia, para enfrentar a seleção de Ilhas Virgens, penúltima colocada do grupo.