A Agência Mundial Antidoping (Wada) pediu a intervenção do governo da Rússia para acabar com os ataques do grupo de hackers Fancy Bears, depois de uma nova divulgação na quarta-feira de dados sobre 25 atletas que disputaram os Jogos Olímpicos Rio 2016.
– Condenamos esta atividade criminosa e pedimos ao governo russo que faça tudo o que estiver em seu poder para que acabe – afirmou o diretor geral da Wada, Olivier Niggli, em um comunicado.
Leia mais:
Entenda como foram feitas as "medalhas-chocalho" dos Jogos Paraolímpicos
Federação de ginástica e agência americana negam doping de Biles e irmãs Williams
Hackers russos divulgam suposto doping de Simone Biles e irmãs Williams
Ele indicou que o vazamento de dados seria uma represália as medidas tomadas pela agência em sua luta contra o doping na Rússia. Dezenas de atletas do país foram excluídos dos Jogos Olímpicos do Rio, incluindo todos os integrantes da equipe de atletismo.
Na terça-feira, a Wada denunciou que o grupo de hackers se infiltrou na base de dados da agência e divulgou informações relacionadas a vários atletas americanos, como a ginasta Simone Biles, as tenistas Serena e Venus Williams e a jogadora de basquete Elena Delle Donne.
– Em um vazamento similar ao que a agência denunciou em 13 de setembro, desta vez o grupo divulgou publicamente dados confidenciais de 25 atletas de oito países. Entre os atletas afetados há 10 americanos, cinco alemães, cinco britânicos, um tcheco, um dinamarquês, um romeno e um russo – afirma o comunicado da Wada.
O ministro russo dos Esportes, Vitali Mutko, negou na quarta-feira qualquer vínculo do país com os vazamentos.
– Como podem dizer que são hackers da Rússia? Acusam a Rússia de tudo – disse Mutko, antes de afirmar que o país também está "muito preocupado, já que os hackers têm as mesmas informações sobre atletas russos".
*AFP
Eles não param
Wada volta a sofrer ataque de hackers e pede intervenção da Rússia
O grupo divulgou dados sobre 25 atletas que disputaram os Jogos Olímpicos Rio 2016
AFP
GZH faz parte do The Trust Project