O revezamento da Tocha Paraolímpica desembarcou nesta segunda-feira em Joinville-SC. A chama percorre desde o dia 1º de setembro todas as regiões do país, representadas por seis cidades brasileiras, para anunciar a chegada dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.
A chama de Joinville será acesa em cerimônia no Centreventos Cau Hansen, às 11h. Rosicler Ravache será a mensageira na cidade. Professora de Educação Física, ela é coordenadora de Paradesporto na Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville desde 2009. Tem ampla experiência com iniciação esportiva de atletas com deficiência, ministra palestras e cursos no Brasil e no exterior sobre esporte paraolímpico e atividade física para pessoas com deficiência. Recebeu o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte, categoria Melhor Técnica do Paradesporto – Modalidade Atletismo em 2014 e 2015.
Leia mais
A história de dez atletas paraolímpicos que vencem limites
Marcus Vinícius Freire deixa o COB após 18 anos
Em sete dias, Tocha Paraolímpica pecorrerá cinco estados e terá 745 condutores
Depois de acesa, a chama vai visitar pontos turísticos da cidade, como o Parque Zoobotânico e o Mirante de Joinville, uma estrutura que fica no ponto mais alto do Morro da Boa Vista, na região central da cidade. De lá, é possível ver boa parte da zona urbana e a Baía Babitonga.
No Mirante, Fabrício de Souza, aluno da Apae, fará uma apresentação da música Billie Jean, de Michael Jackson.
A tocha será levada também a entidades que trabalham com pessoas com deficiência, como a Apae e a Ajidevi. Na primeira entidade, integrantes do projeto "Anjos Macalossi", da artista plástica Vanderléia Macalossi, prepararam uma apresentação especial para receber a chama. Oito bailarinos com asas feitas com penas formarão um corredor para a passagem do condutor. Na Ajidevi, o coral da entidade entoará o Hino de Joinville. Também está prevista visita à sede do Corpo de Bombeiros e à Arena Joinville. Nesta terça-feira, o revezamento segue para o Rio de Janeiro.
* Lancepress