Rafael Nadal é um dos novos alvos do grupo de hackers russos. Nesta segunda-feiras, o "Fancy Bears" vazou mais documentos de exames antidoping feitos pela Agência Mundial de Antidoping (Wada). Além do tenista espanhol, o britânico Mo Farah, o bicampeão olímpico nos 5.000m e nos 10.000m, também aparece entre os listados.
Ao todo, são 26 atletas de dez países acusados de terem casos de doping encobertos pela Wada. Destes, apenas uma não subiu ao pódio nos Jogos Olímpicos Rio 2016: a americana Ariana Washington, do atletismo.
Leia mais:
Wada volta a sofrer ataque de hackers e pede intervenção da Rússia
Federação de ginástica e agência americana negam doping de Biles e irmãs Williams
Hackers russos divulgam suposto doping de Simone Biles e irmãs Williams
Nadal aparece com dois certificados de uso terapêutico autorizado. O espanhol teve a permissão de usar betametasona (substância usada para diminuir dores e inflamações) em 2009. Já em 2012, foi autorizado o usar corticotropina (hormônio que combate estresse crônico).
Desde a semana passada, a entidade vem sofrendo ataques do grupo de hackers. O "Fancy Bears" já acusou a ginasta Simone Biles e as tenistas Serena e Venus Williams de terem casos de dopings encobertos pela Wada.
As atletas americanas já afirmaram que agiram dentro das normas e foram autorizadas a utilizar as substâncias proibidas por necessidades médicas.
Na última quinta-feira, a entidade pediu a intervenção do governo da Rússia para acabar com os ataques dos hackers. Porém, o ministro russo dos Esportes, Vitali Mutko, negou qualquer vínculo do país com os vazamentos.
– Como podem dizer que são hackers da Rússia? Acusam a Rússia de tudo – disse Mutko, antes de afirmar que o país também está "muito preocupado, já que os hackers têm as mesmas informações sobre atletas russos".
Os documentos foram disponibilizados pelo grupo em seu site oficial.
Confira lista completa de atletas divulgada pelo grupo de hackers:
Novo alvo
Rafael Nadal aparece em nova lista de exames antidoping vazada por hackers russos
Além do tenista espanhol, mais 25 atletas foram acusados de terem sido encobertos pela Wada
ZH Esportes
GZH faz parte do The Trust Project