O Brasil voltou a mostrar sua força nos Jogos Paraolímpicos neste sábado, conquistando dois ouros no atletismo com Claudiney dos Santos e Shirlene Coelho, mas o destaque do dia foi o veterano judoca Antônio Tenório, que levou a prata, sua sexta medalha paraolímpica.
Na categoria até 100kg do masculino, Tenório, de 45 anos, escreveu mais uma página em sua história de sucesso no paradesporto.
Leia mais:
Brasil vence Irlanda por 7 a 1 no futebol de sete
Alana Maldonado é prata no judô na Paraolimpíada
Principal nome do judô do país, o experiente lutador foi derrotado por ippon na final pelo sul-coreano Gwangeeun Choi, agora bicampeão paralímpico, mas conquistou sua sexta medalha nos Jogos. Na longa carreira, Tenório também soma quatro ouros e um bronze, obtidos entre Atlanta-1996 e o Rio-2016.
Além de Tenório, o Brasil pôde comemorar outras duas pratas neste sábado. Na categoria até 70 kg, Alana Maldonado foi derrotada na final pela mexicana Lenia Alvarez, que já havia vencido a brasileira na final dos Jogos Parapan-Americanos Toronto-2015, enquanto Wilians Araújo perdeu a decisão em apenas dois segundos para o uzbeque Adiljan Tuledibaev.
Com as conquistas de Alana, Tenório e Wilians, o judô do Brasil chegou à sua quarta prata no Rio-2016. O judô fez bonito, mas o brilho do ouro só foi visto no Atletismo neste sábado graças à força de Claudinei Batista, no lançamento de disco da classe F56, e de Shirlene Coelho, no lançamento de dardo F37.
Claudiney, de 37 anos, bateu o recorde Paraolímpico da prova logo em seu segundo lançamento, com a marca de 45,33m, e conquistou sua segunda medalha Paralímpica, após a prata no lançamento do dardo da classe F57 em Londres-2012.
Na natação, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze na piscina do Estádio Aquático Olímpico. primeiro com o multimedalhista Daniel Dias nos 50m borboleta S5 e em seguida com Matheus Souza nos 400m livre S11.
Daniel Dias, que tem três medalhas no Rio-2016, coleciona 18 no currículo em Jogos Paraolímpicos: 11 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze.
Neste sábado, nadando a distância em 35.62s, ele não foi páreo para o americano Roy Perkins, medalhista de ouro com o tempo de 35.04s. A prata ficou com o chinês Shiwei He, com 35.25s.