Foi com emoção. Só após a definição no photo finish, o bronze dos 100m rasos da classe T38 no atletismo foi confirmado para o Brasil. Em prova muito disputada, o acreano Edson Pinheiro chegou na terceira posição e garantiu a primeira medalha do país na manhã desta terça-feira no Estádio Olímpico.
O brasileiro travou um duelo passada a passada com o sul-africano Dyan Buis, que terminou com o mesmo tempo do brasileiro: 11s26. Após alguns segundos de espera, o photo finish apontou a vitória de Edson.
Leia mais:
"Nada é impossível", descreve dona da medalha de ouro na classe BC3 da bocha
Conheça quatro superatletas dos Jogos Paraolímpicos
Brasil conquista a prata nas duplas mistas da bocha nos Jogos Paraolímpicos
– Ganhei dele no Mundial do ano passado e sabia que ele ia treinar muito para tentar dar o troco aqui. Mas, com a torcida me apoiando, não teve jeito. O público está de parabéns pela força que tem dado aos brasileiros – disse o acreano, que iniciou sua carreira no tênis de mesa.
Edson, de 37 anos, conquistou sua primeira medalha nos Jogos após participar de Pequim 2008 e Londres 2012 sem ir ao pódio. O brasileiro foi vice-campeão mundial em 2015 e espera seguir entre os melhores do mundo nos próximos anos.
– Achei que a minha carreira ia dar uma desacelerada nos últimos anos devido à minha idade, mas está acontecendo justamente o contrário. Estou entre os três primeiros do mundo, fiz o melhor tempo da minha vida no ano passado e agora tenho minha primeira medalha nos Jogos. Acho que ainda dá para ir mais longe – comentou.
O ouro foi para o chinês Jianwen Wu, que bateu o recorde mundial com 10s74. O chinês de 29 anos é o atual campeão mundial da prova. A prata ficou com o australiano Evan O'Hanlon.
*ZHESPORTES
Pódio todo dia
Edson Pinheiro conquistou o bronze nos 100m rasos T38
Essa é a 18ª medalha do Brasil em seis dias de competições no Estádio Olímpico
ZH Esportes
GZH faz parte do The Trust Project