Depois dos outros nadadores americanos admitirem a mentira sobre o assalto à mão armada e o Comitê Olímpico Americano pedir desculpas, foi a vez de Ryan Lochte, protagonista da confusão, finalmente falar sobre o ocorrido.
Nesta sexta-feira, o nadador dono de 12 medalhas olímpicas publicou um comunicado em seu perfil do Instagram em que pede desculpas "por não ser mais cuidadoso e franco" com o relato dos fatos do último final de semana.
Leia mais:
Imprensa americana repercute reviravolta em caso de roubo a nadadores: "Mentirosos olímpicos"
"As pessoas estão com vergonha", diz brasileiro que mora na cidade de Ryan Lochte
As contradições e evidências que mostram que Ryan Lochte mentiu sobre roubo no Rio
Apesar de se desculpar pela mentira, Lochte argumentou que é "traumatizante sair tarde com amigos em um país estrangeiro - com a barreira do idioma - e ter um estranho apontando uma arma a você e pedindo dinheiro para te deixar sair". O medalhista afirmou que demorou para se pronunciar pois estava aguardando seus colegas, que foram autorizados a voltar aos EUA nesta quinta, "chegarem seguros em casa".
Confira a tradução da íntegra do comunicado de Lochte:
Eu quero pedir desculpas pelo meu comportamento no último final de semana - por não ser mais cuidadoso e franco em como eu descrevi os eventos daquela manhã e pelo meu papel em tirar o foco de vários atletas buscando os seus sonhos em participar da Olimpíada. Esperei para compartilhar estes pensamentos até que estivesse confirmado que a situação legal estivesse resolvida e que estivesse claro que meus colegas chegariam em casa seguros.
É traumatizante sair tarde com amigos em um país estrangeiro - com a barreira do idioma - e ter um estranho apontando uma arma a você e pedindo dinheiro para te deixar sair. Mas, a despeito do comportamento de qualquer outro naquela noite, eu deveria ter sido muito mais responsável em como me comportei e por isso peço desculpas aos meus colegas, meus fãs, meus adversários, meus patrocinadores e aos anfitriões deste grande evento. Estou muito orgulhoso de representar meu país na competição olímpica e essa foi uma situação que poderia e deveria ter sido evitada. Eu aceito a responsabilidade pelo meu papel no que aconteceu e aprendi algumas lições valiosas.
Estou grato aos meus colegas da seleção americana de natação e ao Comitê Olímpico dos Estados Unidos e agradeço os esforços do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Rio 2016 e das pessoas do Brasil que nos receberam no Rio e trabalharam duro para garantir que os Jogos Olímpicos oferecessem novas ótimas memórias para toda a vida.
Muito já foi dito e muitos valiosos recursos dedicados ao que aconteceu no último final de semana, então eu espero que nós gastemos nosso tempo celebrando as grandes histórias e desempenhos destes Jogos e olhando adiante para celebrar sucessos futuros.